Desde os pioneiros fundadores até os que estão hoje na direção da entidade o compromisso é o mesmo.
A ACIA, Associação Comercial e Industrial do Amapá, completa no próximo dia 24 de julho, 80 anos de fundação levando a todos o lema de que: “quem não luta por seus direitos, não é digno de tê-los”.

Os 80 anos da ACIA – Associação Comercial e Industrial do Amapá serão completados e comemorados no dia 24 de julho de 2025 (Fotos: Arquivo Rodolfo Juarez).
A Associação Comercial e Industrial do Amapá é a mais antiga organização representativa dos interesses e direitos da classe empresarial do comércio, da indústria e do setor de serviços no Amapá.
Ao chegar aos seus 80 anos a ACIA demonstra sua participação ativa e decisiva na defesa da vida econômica e social do povo amapaense, ajudando e contribuindo com a política de desenvolvimento desde os tempos de território federal até hoje, depois de 35 anos de instalado, o Amapá como mais um estado da Federação brasileira.

Consciente dos novos tempos a ACIA buscou sua modernização redefinindo a sua estrutura e seguindo os rumos estabelecidos no estatuto social e nos regulamentos que orientam as eleições na Associação, a concessão de títulos e Comendas, além de regulamentar a forma de aplicação de penas em seus dirigentes e associados.
Com missão definida, os direitos e deveres dos seus associados e dirigentes plenamente declarados, a Associação Comercial e Industrial do Amapá continua buscando união e comprometimento de todos os empresários com as atividades econômicas e sociais necessárias ao pleno desenvolvimento do Estado do Amapá.

Muitos nomes, empreendedores treinados ou que trouxeram do berço essa vocação, se dispuseram, e continuam se dispondo, em levar o lema e o nome da associação honrando, durante estes 80 que completa depois de amanhã, dia 24, o compromisso que tem com as instituições públicas, com as instituições privadas e o povo que nasceu ou escolheu morar no Amapá.