A afirmação do presidente do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre, participando da Amazon.Life na Suécia.
Durante o evento Amazon.Life, realizado em Estocolmo, na Suécia, o presidente do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre, criticou a narrativa internacional que associa preservação ambiental à pobreza nos países amazônicos e destacou que o Brasil, especialmente o Amapá, deveria ser exemplo para o mundo quando o assunto é conservação ambiental.

Durante o evento Amazon.Life, realizado em Estocolmo, na Suécia, o presidente do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre, criticou a narrativa internacional que associa a preservação ambiental à pobreza nos países amazônicos (Foto e fonte: CNBC)
“O estado do Amapá é o mais preservado do Brasil, com 95% das florestas primárias intactas, exatamente como quando Cabral chegou ao país”, afirmou Alcolumbre, em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC nesta quarta-feira, 06/08.
Segundo ele, 73,5% do território amapaense está protegido por algum instrumento legal. Ao mesmo tempo, mais da metade da população do estado (51%) depende do Bolsa Família para garantir o básico da alimentação.
“Quem devastou suas florestas ficou rico e quem preservou ficou miserável. Essa mensagem precisa ser combatida”, criticou o político. Alcolumbre citou a Noruega como exemplo de país que, com apenas 16% de suas florestas originais preservadas, “faz questão de dizer ao Brasil que sabe preservar”.
Além disso, ele ressaltou que a Suécia preserva apenas 4% de suas florestas nativas, enquanto o Amapá mantém 95% das suas.
Em meio aos debates sobre neutralidade de carbono, Alcolumbre apontou que o Amapá já é carbono negativo em 2025 — ou seja, retira mais carbono da atmosfera do que emite. “Enquanto a Suécia prevê zerar suas emissões em 2035, o Amapá já alcançou esse resultado hoje”, destacou.
O executivo defendeu que a floresta em pé não pode continuar sendo usada apenas como símbolo ambiental, sem considerar as pessoas que vivem sob suas copas. “Todo mundo se encanta com aquelas árvores de 80 ou 100 metros, mas esquece que, embaixo delas, vivem pessoas que precisam de dignidade. Se elas não tiverem alternativas, acabarão destruindo esse ativo ambiental.”
Electrolux
Durante a Amazon.Life, a Electrolux recebeu participantes em sua sede para apresentar as iniciativas de sustentabilidade que tem adotado globalmente e que já impactam diretamente os consumidores brasileiros.
Um dos destaques da ação foi a visita guiada à sede da empresa, que permitiu aos participantes conhecer de perto os esforços da Electrolux para reduzir o impacto ambiental de seus produtos.
“A Electrolux é uma marca que está em praticamente em 100% dos lares brasileiros hoje”, disse Lilian Monti, representante da marca.
Segundo ela, muitos dos presentes ao evento haviam assistido recentemente a vídeos com a cozinheira Rita Lobo, embaixadora da marca no Brasil, e ficaram impressionados com os avanços da empresa na agenda sustentável.
Além de executivos do setor privado, o evento contou com a presença de autoridades suecas e brasileiras, em uma troca de experiências sobre práticas sustentáveis.