A eleição aconteceu sexta-feira, dia 8 de agosto, e foram eleitos: Alcindo Moraes, Socorro Milhomem e Maricélia Campelo.

Foram eleitos para compor o Conselho Superior do MP-AP os procuradores de justiça Alcino Moraes, Socorro Milhomem e Maricélia Campelo (Foto e Fonte: Ascom/MP).
Na sexta-feira, 08/08, os membros do Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP) participaram da eleição que definiu a nova composição do Conselho Superior da instituição para o biênio 2025-2027.
A votação ocorreu por meio do sistema eletrônico ‘Votus’, disponibilizado pela Procuradoria-Geral de Justiça, assegurando praticidade e sigilo ao processo. Foram eleitos os procuradores de justiça: Alcino de Moraes, Socorro Milhomem e Maricélia Campelo. O procurador de justiça Márcio Augusto Alves ficou com a suplência.
O Conselho Superior do MP-AP é composto por cinco membros: três eleitos pelos integrantes da carreira e dois membros natos: o procurador-geral de justiça, Alexandre Monteiro, e a corregedora-geral do MP-AP, Estela Sá.
Na abertura do processo eleitoral, o presidente da comissão, procurador de justiça Joel das Chagas destacou a importância do momento para a democracia institucional. Também destacou que a escolha dos conselheiros representa a renovação e a participação ativa da classe na definição dos rumos institucionais. Desejou boa sorte aos candidatos e declarou oficialmente aberta a eleição, autorizando o início da votação. Com ele, também compuseram a Comissão Eleitoral os promotores de justiça Vinicius Carvalho e Anderson Batista.
Acompanharam a eleição o procurador-geral do MP-AP, Alexandre Monteiro, a subprocuradora de justiça para assuntos jurídicos, Clara Banha, o secretário-geral, André Araújo, a chefe de gabinete, Christie Girão, e a corregedora-geral, Estela Sá.
A apuração dos votos foi conduzida publicamente, logo após o término da votação, pela Comissão Eleitoral. Os conselheiros eleitos assumem o mandato com início previsto ainda para este mês de agosto corrente, sucedendo os membros cujo biênio se encerra.
Após o resultado, Alexandre Monteiro. Procurador geral de justiça, parabenizou a condução do processo eleitoral e os eleitos. “Concluímos mais um momento democrático da nossa instituição. O Conselho Superior é um órgão colegiado da administração superior fundamental, que dentre suas atribuições analisa, em grau de revisão, inquéritos civis públicos e outros procedimentos investigatórios, além da movimentação na carreira dos membros e aspectos disciplinares. Os colegas que participaram como candidatos estão de parabéns, assim como os eleitos e todos os membros da instituição que participaram desse processo como votantes”.