Maior evento do setor, na América Latina, recebe seis chefs da gastronomia do Amapá e seus pratos e sabores.
Com o tema ‘Conheça o Amapá pelo Prato!’, o estado marca presença no primeiro final de semana do Rio Gastronomia, que acontece no Jóquei Clube Brasileiro do Rio de Janeiro/RJ, nos períodos de 14 e 17, 21 e 24, e 28 e 31 de agosto de 2025.

Josiel Alcolumbre, presidente do CD do Sebrae do Amapá, afirma: “tenho certeza que o evento vai credenciar a gastronomia do Amapá como uma das melhores do mundo” (Foto e fonte: UMC do Sebrae/AP).
A participação é resultado da parceria entre o Sebrae no Amapá, o Governo do Estado, e a Fecomércio – Sesc Senac, que uniram esforços para promover a gastronomia, valorizar ingredientes regionais e fortalecer os pequenos negócios do setor.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Josiel Alcolumbre, disse que o stand do Amapá, a gastronomia do Amapá, é uma proposta que visa fazer com que queiram conhecer o estado pela gastronomia, pela qualidade da gastronomia, pela alta culinária que o Amapá produz, que respeita o meio ambiente, respeita a sociedade, como já é comum se escutar. As pessoas querem voltar ao Amapá para comer a comida local.
“Tenho certeza vai credenciar mais uma vez a Gastronomia do Amapá como uma das melhores gastronomias do mundo, o que vai nos tornar futuramente, se Deus quiser, uma referência turística gastronômica ao exemplo do que acontece com o Peru”, disse o presidente, Josiel Alcolumbre.
Para a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, os chefs amapaenses apresentam sabores que traduzem a biodiversidade, a cultura e a criatividade do estado do Amapá. “Uma vitrine nacional que conecta a Amazônia ao público do maior festival gastronômico da América Latina”, destacou a superintendente, Alcilene Cavalcante.
Chefs
No final de semana, de 14 a 17 de agosto, no Rio Gastronomia, assinam os pratos e sabores do Amapá com a biodiversidade amazônica, o Chef Gil Marra e Maria Alves, do Restaurante Di Maria Grill Churrascaria (Filhote à Joãozinho Gomes – Filé de filhote assado no forno, servido com molho reduzido de tucupi, camarão rosa e jambu, acompanhamento com arroz branco); Chef Socorro Azevedo, do Restaurante Divina Arte (Camarão Calçoene – Camarão rosa empanado na farinha flocada de tapioca, aligot de macaxeira e pesto de jambu); e Moisés Ruy-Secco, da Cooperativa Bio+Açaí (Copo de 360ml de açaí, servido com farinha de Mandioca e de tapioca).
Nos próximos finais de semana, apresentam a gastronomia do Amapá, a Chef Floraci Dias, do Flora Restaurante (Moqueca de banana da terra com jambu e tucupi – vegano), a Chef Geane Gomes Nunes, do 313 Restaurante (Carré de Pirapitinga com farofa de banana da terra) e o Chef Manoel Maciel, do Restaurante Capytu (Delícias do Norte – arroz cremoso de açaí com banana da terra, açaí tinto – prato vegano).