Rodolfo Juarez
As eleições de 2026 já estão sendo discutidas abertamente, em todos os locais e em todos os momentos pela população brasileira obrigada e a não obrigada a votar e, que, por isso, se prepara, ou é preparada, para os sufrágios do dia 4 de outubro de 2026 em primeiro turno e do dia 25 de outubro de 2026 se houver necessidade de um segundo turno de votação.
A palavra sufrágio diz bem isso, uma vez que significa o direito de votar e ser votado, ou o poder reconhecido a um grupo de cidadãos para participar direta ou indiretamente do processo de escolha de dirigentes de um país ou de um estado através do voto. O termo vem do latim ‘suffragium’ e pode também referir-se ao próprio ato de votar ou às cédulas quando usadas no processo eleitoral.
Pelo menos por enquanto e por aqui, as atenções dos eleitores estão voltadas para a eleição de governador, ou seja, para as eleições de um estado.
O atual governador do Estado do Amapá, Clécio Luis, deve concorrer à reeleição e o seu adversário atual e muito próximo de se confirmar como candidato ao mesmo cargo de governador, é o atual prefeito de Macapá, Dr. Furlan. Outros candidatos ao mesmo cargo vão pedir registro, mas, no momento, estes dois políticos dividem as discussões um, no cargo de governador e, outro, no cargo de prefeito da capital.
Clécio Luís Vilhena Vieira, nasceu em Belém do Pará no dia 8 de abril de 1972, está com 53 anos. É professor filiado ao Solidariedade. Foi prefeito de Macapá por dois mandatos consecutivos e o primeiro prefeito de uma capital eleito pelo PSOL
Foi vereador por dois mandatos consecutivos, sendo o primeiro mandato pelo PT e o segundo pelo PSOL. Sua facilidade de comunicação, contribua para sua reeleição ao cargo de prefeito da capital, no segundo turno das eleições de 2016.
Antônio Furlan, nasceu na Costa Rica, quando seu pai, engenheiro agrônomo, estava fazendo mestrado naquele país. Veio com os pais para Belém do Pará, aos 10 meses.
Em Belém que cresceu e se formou em medicina pela Universidade Federal do Pará. Em seguida, fez residência médica em cirurgia cardiovascular na Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência. Veio para o Amapá onde montou uma empresa objetivando realizar de cirurgia cardiovascular.
Iniciou a sua carreira política disputando as eleições de 2010 quando ficou como suplente de deputado estadual. Em 2013, com a morte do deputado Ocivaldo Gato (Gatinho), Antônio Furlan assumiu a vaga deixada pelo deputado Ocivaldo na Assembléia Legislativa do Estado do Amapá.
Foi reeleito em 2014, já pelo PTB e, em 2018 reeleito para mais um mandato de deputado estadual e, passados dois anos, em 2020, depois de perder o primeiro turno de votação, venceu as eleições para prefeito de Macapá em segundo.
Em 2024, Antônio Furlan foi reeleito prefeito em primeiro turno, com o equivalente a 85,05% dos votos válidos e se tornando, naquele pleito, a maior votação relativa de um candidato a prefeito em todo o Brasil.
No momento, 13 meses e 8 dias antes do primeiro turno das eleições de 2026, os dois virtuais candidatos procuram demonstrar suas competências para aglutinar e fidelizar eleitores através de obras públicas, um em cada uma de suas funções públicas, bem como na programação e execução de eventos, principalmente festivos, com a presença de artistas de renome nacional e local.
Se vai dar certo… É outra estória!