Josiel Alcolumbre – Jornalista

A cadeia produtiva de petróleo e gás necessita de uma gama de profissionais, como engenheiros voltados para as áreas de petróleo, química e mecânica; técnicos em operação, eletrônica e segurança; geólogos e geofísicos para a exploração.

A cadeia produtiva de petróleo e gás precisa, também, de pessoal habilitado em hotelaria, enfermagem e administração objetivando o suporte operacional, bem como de especialistas em logística, meio ambiente e comercialização para o transporte, refino e venda dos produtos.

Os engenheiros que atuam na exploração, produção, refino e transporte do petróleo precisam estar habilitados e com especializações nas áreas de Engenharia de Petróleo, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Naval. Os geólogos e geofísicos são os profissionais responsáveis pela identificação e análise de jazidas de petróleo e gás.

Igual importância no processo são: os Técnicos em Operação, que trabalham na produção e extração de petróleo e gás; os Técnicos em Eletrônica e Mecatrônica que atuam na manutenção e operação de equipamento complexos; os Técnicos de Segurança do Trabalho que garantem o cumprimento das normas de segurança em todas as etapas; e os Técnicos do Sistema a Gás focados em instalações e manutenção de sistemas de gás.

Também são requisitados para o processo os profissionais de suporte e gestão como: Administração e Contabilidade, Logística, Recursos Humanos, Hotelaria e Enfermagem, estes na prestação de apoio e assistência às equipas que trabalham em plataformas, que podem estar longe de casa por longos períodos.

Além de todos estes profissionais, ainda são requisitados os profissionais de serviços especializados como: Serviços de Engenharia e Manutenção, Comercialização e Gestão Ambiental, estes responsáveis pela gestão de recursos ambientais e cumprimento de regulamentos.

Vê-se, nesse caso, a abertura de um leque de oportunidades para os profissionais locais que precisam estar preparados para atender a exigência da empresa que vai explorar o petróleo e o gás na costa do Amapá.