O seminário de Importação Estratégica China-Brasil, a maior feira multisetorial do mundo, é preparatória para o China 2025.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Josiel Alcolumbre, e o diretor de Administração e Finanças da instituição, Marcell Harb, participaram do Seminário de Importação Estratégica China–Brasil.

A palestra do presidente do CD do Sebrae do Amapá foi ouvida com atenção e despertou interesses pelos negócios no Amapá (Fotos e fonte: UMC Sebrae do Amapá).

O evento ocorreu durante a Canton Fair, a maior feira multissetorial do mundo, e teve a presença do embaixador Alan Coêlho de Séllos, cônsul-geral do Brasil na cidade de Guangzhou.

A participação integra a programação da Missão Empresarial Internacional China 2025, uma parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio/AP), que acontece entre 8 e 22 de outubro.

Em discurso no seminário, o presidente do Conselho do Sebrae, Josiel Alcolumbre, destacou que a Canton Fair é uma verdadeira escola, e a experiência na China promove uma reflexão e transformação interna. Ele ressaltou a importância da união e do esforço coletivo e disse que o desenvolvimento econômico do Amapá também depende do sucesso e da expansão dos empreendedores.

Para Josiel Alcolumbre, “se cada um dos empresários aqui presentes multiplicar o que aprendeu, impactaremos milhões de brasileiros. Assim, poderemos despertar, na maioria da nossa população, a consciência de que o futuro do Brasil está em nossas mãos”.

No evento, foram debatidos temas relevantes como importação estratégica, logística internacional e e-commerce, com foco na ampliação da integração comercial entre Brasil e China.

O embaixador Alan Coêlho de Séllos, cônsul-geral do Brasil em Guangzhou, destacou o notável avanço econômico chinês nas últimas décadas e celebrou a inauguração da nova rota marítima entre Zhuhai, cidade na província de Cantão, no sul da China e o Porto de Santana (AP), considerada um marco significativo para o comércio bilateral.

O encontro contou com a participação de palestrantes como a CEO da Business in a Box, Ana Garcia; o CEO da Suntrans Logística, Rafael Canadá; e a CEO da Foreseekers, Camila Ghattas, que compartilharam estratégias e tendências do mercado internacional.

A Missão Técnica Internacional Canton Fair Experience 2025, é coordenada no Sebrae, pelo gerente da Unidade de Mercado e Internacionalização, Rômulo Brasão e pela assessora da superintendência do Sebrae, Thaís Almeida; e na Fecomércio, pelo superintendente, Welton Cardoso.