A obra tem 2 metros de largura e está apoiada sobre pilares de concreto e sinalizada adequadamente e em sua totalidade.
A política de Mobilidade Urbana pelo desenvolvida para atender o Amapá inteiro foi materializada também em Macapá. Desta feita a 18ª avenida do bairro Congós, na Zona Sul de Macapá conheceu como fica o projeto pronto.

A 18.ª Avenida dos Congós recebeu melhorias diferentes: uma ponte de concreto que o GEA está denominado “ponte firme” (Fotos: Israel Cardoso Jr/Agência Grito)
Naquele local, o governador Clécio Luís entregou, na quinta-feira, 2310, mais uma passarela em concreto armado com 2 metros de largura. A estrutura foi construída pelo programa Ponte Firme do Governo do Estado para garantir segurança, acessibilidade, integração social e mobilidade da população que habita nas chamadas “áreas úmidas”.

“São 2 metros de largura, toda sinalizada, com concreto armado e os pilares também são de concreto. Isso faz toda a diferença para a durabilidade. Garante mobilidade, qualidade, dignidade para quem usa a passarela. Esse é programa Ponte Firme”, destacou Clécio Luís, durante conversa com os moradores.
Lançado este ano, o Ponte Firme foi criado para substituir pontes e passarelas de madeira por construções em concreto armado em diferentes municípios do Amapá, garantindo dignidade a comunidades que dependem diariamente dessas ligações para se deslocar. A obra na 18ª do Congós atende a um pedido da própria comunidade.
Além da durabilidade e da resistência das novas estruturas, o programa também contribui para a melhoria da infraestrutura urbana, valorização dos bairros e redução de riscos em períodos de chuva.

Durante a visita, o governador foi convidado pelos moradores vizinhos a saber das condições da passarela da 17ª avenida do Congós. A ponte em madeira foi reformada durante a gestão de Clécio na prefeitura de Macapá e precisa de novos cuidados. O governador assegurou que vai incluir no projeto do Ponte Firme a construção de uma nova ponte em concreto armado.
Com execução coordenada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e apoio da Secretaria de Estado de Mobilização e Participação Popular, o Ponte Firme contempla obras em vários bairros de Macapá, com previsão de construção e recuperação de dezenas de passarelas em concreto até o fim de 2025.