Josiel Alcolumbre – Jornalista
Desde quarta-feira, dia 5 de novembro, Belém, capital do Pará, começou a receber representantes dos países que vão participar da Cúpula do Clima. Na quinta-feira, dia 6 e na sexta-feira, dia 7, ocorre a reunião preparatória com os chefes de Estado que está sendo chamada de Cúpula dos Líderes.
A Cúpula dos Líderes, que acontece no Parque da Cidade, em Belém, marca um momento decisivo para o futuro das políticas climáticas globais. O encontro busca estabelecer bases mais sólidas para as negociações futuras, em um contexto de crescente urgência por ações efetivas contra as mudanças climáticas.
A inadequação das metas é parece ser o maior desafio da COP30, que pretendem limitar o aquecimento global em 1,5 °C, conforme estabelecido pelo Acordo de Paris. Embora este tema não esteja formalmente na agenda de negociações, representa o ponto mais crucial a ser discutido durante o evento.
A presença do Sebrae-AP com, por exemplo, do Sebrae-SP na COP30 reforça a importância dos pequenos negócios na transição para uma economia de baixo carbono. O Sebrae Nacional e os Sebraes Estaduais, como o do Amapá e o de São Paulo, como instituições buscas pautar discussões sobre inovação climática e a criação de políticas públicas que incentivem a sustentabilidade no empreendedorismo.
O Acordo de Paris é um tratado internacional juridicamente vinculativo, assinado em 2015, para combater as mudanças climáticas, estabelecendo metas para limitar o aumento da temperatura global a menos de em relação aos níveis pré-industriais.
Ele funciona através de Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), que são compromissos voluntários de cada país para reduzir emissões, e prevê apoio financeiro e tecnológico dos países desenvolvidos aos em desenvolvimento.