Antes de ser Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa, foi Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Josiel Alcolumbre; a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante; a diretora técnica do Sebrae, Suelem Amoras; e o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Marcell Harb, receberam clientes, colaboradores, ex-presidentes do Conselho Deliberativo e ex-diretores, entidades de representação empresarial, entidades do Conselho Deliberativo, e gestores do poder público (Legislativo, Executivo e Judiciário), para a celebração dos 45 Anos do Sebrae no Amapá, que destaca o impacto dos pequenos negócios, a força do empreendedorismo e as oportunidades no desenvolvimento do estado.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-AP, Josiel Alcolumbre, e dirigentes e convidados;

A instituição comemorou a data com homenagens e reconhecimentos, na terça-feira (9), às 19h.

Memória

Em 9 de dezembro de 1980, o Território Federal do Amapá ousou dar um passo com alcance que ninguém podia medir: nascia o Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Amapá (CEAG Amapá). Os membros fundadores foram a Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA); o Clube de Diretores Lojistas de Macapá (CDL) e o Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa – na época CEBRAE COM “C”.

Funcionários do ex-Território Federal do Amapá por ocasião do fortalecimento do CEAG/AP

Os primeiros membros cooperadores foram a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM); o Banco da Amazônia S.A (BASA) e o Governo do Território Federal do Amapá.

Essa parceria de instituições empresariais e governamentais tinha o objetivo de contribuir para o desenvolvimento independente das micro, pequenas e médias empresas do ainda Território Federal do Amapá.

Foi em 1990, que a instituição receberia a identidade que a acompanha até hoje, o CEAG passa a fazer parte do Sistema Sebrae (agora com S), se transformando em SEBRAE Amapá – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá.

A atual estrutura do prédio onde funciona o Sebrae-AP
(Texto: Denyse Quintas e Fotos: Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae/AP)

Nos anos 2000, o ritmo acelera e o atendimento chega mais longe. Feiras, inovação, projetos e programas, projetam o sonho e o empreendedorismo cresce, por meio da união com grandes parceiros, governos e prefeituras.

Em 2025, após 45 anos de atuação no Estado, o Sebrae se consolidou como uma instituição sólida e em permanente evolução. Com olha visionário, se projeta como um agente ainda mais estratégico para o desenvolvimento dos pequenos negócios, amplia a capacidade de inovação, fortalece parcerias e impulsiona a transformação digital e sustentável do empreendedorismo amapaense.