Josiel Alcolumbre – Jornalista

Amanhã é um dia especial para as populações de 4 dos 16 municípios do Estado do Amapá, especialmente para o prefeito e seus auxiliares diretos e indiretos de cada uma dessas unidades administrativas municipais do Estado.

É tempo de alegria para Marcel Jadson Menezes e Elia Conrado de Araújo, respectivamente prefeito e vice-prefeita do Município de Laranjal do Jari, como também e tempo de alegria para Alexandro Brazão Ferreira, prefeito de Ferreira Gomes, e Sidnei de Souza  Silva, o vice-prefeito.

De forma igual festejam com a população de Santana, o prefeito Bala Rocha e a vice-prefeita Isabel Nogueira, afinal o município celebra 38 anos de emancipação tempo muito esperado pela população da localidade e ainda Bruno Mineiro, prefeito de Tartarugalzinho e o vice prefeito do município Javã Castanho.

Para o Estado do Amapá que conta com apenas 16 municípios, a celebração, no mesmo dia, da emancipação política de 4 unidades municipais é relevante, é importante, uma vez que isso relembra o passo importe dado pela comunidade há 38 anos.

A emancipação política de uma unidade municipal significa que um distrito ou localidade se separa de um município já existente para se tornar um novo município autônomo, com sua própria administração, capacidade de arrecadação de recursos e gestão de serviços públicos.

Isso implica em dizer que a nova unidade deixa de depender do município-mãe ou município-polo, passando a ter autonomia política, com a eleição de seu próprio prefeito e vereadores, que adquire autonomia administrativa e financeira, recebendo suas próprias transferências constitucionais e gerindo seu orçamento e assume a responsabilidade pelo desenvolvimento econômico e social de seu território, incluindo saúde, educação e infraestrutura.

Parabéns aos governantes e à população de Santana, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho e Laranjal do Jari pelos 38 anos de emancipação.