O objetivo é dar maior segurança às informações institucionais dando maior segurança ao backup.
O Departamento de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Amapá (MP-AP) implementou no final do mês de novembro, uma nova solução para armazenamento otimizado e gestão das cópias de segurança (backup). O intuito é dar maior segurança às informações institucionais.
A nova solução de backup origina-se de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, no valor de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais), a qual subsidiou o Convênio Federal nº 170/2017/MJ (Siconv: 840961/2016) junto ao Ministério de Justiça, o qual foi objeto de Pregão Eletrônico nº 007/2018.
O vencedor do Pregão foi a solução Datadomain, do fabricante DELL-EMC, no valor de R$ 298.268,00 (duzentos e noventa e oito mil, duzentos e sessenta e oito reais), após extensa disputa de preços.
Para o gerente da Divisão de Infraestrutura de TI do MP-AP, Marco Aurélio Gama da Silva, a implementação desta nova solução possibilitou ampliar a camada de proteção das informações armazenadas no âmbito digital da instituição, além de reduzir o tempo necessário para execução da política de backup dos arquivos institucionais, proporcionando maior rapidez na recuperação e acesso de informações passíveis de recuperação.
“Com a nova tecnologia utilizada pela solução, o backup semanal que antes demandava cópia de 35 terabytes de informações e durava 24 horas, passou a necessitar cópia de 3 terabytes, concluindo o procedimento em apenas 6 horas, possibilitando expandir a política de backup para abranger novos cenários”, frisou o servidor Lucien Rocha, chefe da seção de segurança da informação.