Esta semana naveguei em águas claras contidas em “As obras dos engenheiros militares Galluzzi e Sambuceti e do arquiteto Landi no Brasil Colonial do século XVIII”, um ensaio que trata da cultura e arquitetura italiana na visão de Riccardo Fontana. Conheci também a “História de um Sino” uma coletânea de 14 agradáveis contos de Paulo Tarso Barros, um professor aplicado e um cidadão empenhado em registrar momentos e fases da vida no Estado do Amapá.

PAULO DE TARSO
Paulo Tarso Silva Barros, natural de Vitória do Mearim – MA, desde 1980 radicado no Amapá é professor licenciado em Letras pela Unifap, pós-graduado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, é funcionário público do grupo magistério, já publicou vários livros dentre eles contos, poemas, literatura de cordel, crônicas e artigos na imprensa da Região e do Rio de Janeiro. Já fez a editoração de mais de quarenta obras.

EXPLODIU
A Câmara Federal aprovou na terça-feira, dia 26, em votação relâmpago, uma proposta de Emenda à Constituição que obriga a execução de emendas coletivas, o chamado Orçamento Impositivo. O texto segue agora para o Senado. A votação está sendo vista como um duro golpe no Executivo e retaliação à forma como o Governo vem tratando os parlamentares. Já, quando a presidente era Dilma Rousseff, essa foi considerada uma “pauta-bamba”. Ela explodiu no colo de Jair Bolsonaro.

NÃO VALEU!
Por unanimidade o Pleno do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) anulou a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores do Município de Macapá, realizada em janeiro. O presidente do tribunal, desembargador João Guilherme Lages, que foi o relator da matéria, deu 48h para que um novo edital seja publicado. Com a decisão, o vereador Marcelo Dias diz que espera agora a publicação do novo edital para registrar candidatura. Caberá ao segundo presidente, Yuri Pelaes (MDB), publicar as regras dentro do prazo determinado pelo Tjap.

A ESTÓRIA DOS CORAIS
O senador Lucas Barreto (PSD) será o relator do projeto que atribui aos corais a condição de área de preservação permanente. Se o projeto for aprovado do jeito que está, poderá impedir qualquer atividade econômica na Foz do Rio Amazonas, onde entidades ambientais defendem a existência de corais. Para o senador amapaense, o texto ainda é genérico, e não deixa claro quais atividades econômicas seriam proibidas nas regiões onde, em tese, existem corais. No Amapá, a polêmica discussão sobre a suposta existência de corais na foz do Rio Amazonas emperrou a pesquisa por petróleo na costa do Estado.

FÓRUM DE GOVERNADORES
Aconteceu nos dias 28 e 29 de março, em Macapá, o 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O evento contou com a participação dos governadores dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Pará e Rondônia. As discussões estiveram concentradas em quatro Câmaras Técnicas: Comunicação Pública; Consórcio Interestadual; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e, Segurança Pública. Participaram do debate governadores, técnicos, secretários e procuradores dos nove Estados.