Foram utilizados caçambas, retroescavadeira, pá-carregadeira e caminhão de hidrojato, que auxiliam na desobstrução do sistema de drenagem.
Desde as primeiras horas de cada um dos dias de chuva acima da média, mais de 200 homens trabalharam em vários pontos da cidade para amenizar os impactos causados. Equipes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) executaram serviços de desobstrução de bueiros e galerias, além do monitoramento de áreas baixas.
Foram utilizados caçambas, retroescavadeira, pá-carregadeira e caminhão de hidrojato, que auxilia na desobstrução do sistema de drenagem. Locais como canal do Muca, na Av. Timbiras, o trabalho teve que ser feito com máquinas pesadas, remoção manual de resíduos e hidrojateamento.
De acordo com a dona de casa Oneide Dantas, a grande causa do acúmulo de água é o lixo jogado indevidamente na rua e no próprio canal. “A prefeitura vem sempre limpar aqui. Não era para estar entupido assim. Mas tem gente que não se importa com os outros e joga tudo o que não presta no canal e quem paga por isso são dezenas de famílias”.
Locais como Rua Santa Catarina, no bairro Santa Rita; Rua Amadeu Gama, no Bairro Universidade; vias dos bairros Zerão e Central, também receberam serviço de desobstrução no sistema de drenagem, além de limpeza. Uma árvore caída foi recolhida na Av. 18 de Julho, no Laurindo Banha.
A ação do Plano de Inverno da Prefeitura de Macapá é feita pelas secretarias municipais de Obras e Infraestrutura Urbana, Manutenção Urbanística, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitacional, Assistência Social e do Trabalho, Subprefeitura, Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal e CTMac.