A terça-feira que passou – dia 1.º de outubro –, foi O Dia Internacional do Idoso, pouco lembrado por todos. Este dia foi instituído em 1991, pela ONU – Organização das Nações Unidas, e registra como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.

SEM COLIGAÇÃO
Conforme ficou determinado na Emenda Constitucional 97, de 5 de outubro de 2017, está vedada a celebração de coligações nas eleições proporcionais de 2020, ou seja, na eleição para vereador, marcada para o dia 4 de outubro de 2020, não será permitida a coligação entre partidos. A principal consequência será notada nos pequenos partidos, muito embora a nova redação do § 2.º do art. 109 do Código Eleitoral tenha flexibilizado assim: “poderão concorrer à distribuição dos lugares todos os partidos que participaram do pleito (Redação dada pela Lei nº 13.488, de 2017)”.

FEIRA MALUCA
Ainda em adaptação, os comerciantes que trabalham na Feira Maluca recentemente inaugurada e entregue pela Prefeitura de Macapá, falam entusiasmados do local considerado adequado e amplo, mesmo com a previsão de 91 vendedores de diversos produtos na feira. Seria interessante que a administração do local, seja apenas de funcionários da prefeitura, ou de uma associação, ou mista não deixe banalizar o uso, dentro e fora, como aconteceu na feira do Perpétuo Socorro.

MUSEU JOAQUIM CAETANO
Fechado desde 2014, o Museu Histórico Joaquim Caetano, em Macapá, tem novo prazo para ser reaberto – dezembro. A entrega apenas, porque ainda serão necessárias readequações no projeto. O telhado e a pintura precisam ser revistos e há a necessidade de instalação de centrais de ar. O prazo prometido, setembro de 2019, não foi cumprido. Agora a Secretaria de Cultura está marcando a inauguração para dezembro.Enquanto isso o museu completará 5 anos fechado.

BR-156 – TRAMO SUL
Um capotamento à altura do km 25 da BR-156, sentido Laranjal do Jari/Macapá, vitimou o empresário Raimundo Cardoso do Amaral, de 46 anos, conhecido como Amaralzinho. O trecho não tem asfalto e, para as autoridades do Dnit é conhecido como Bloco 1, do tramo sul da BR-156. O condutor perdeu o controle do veículo, que capotou e vitimou o empresário. O corpo de bombeiro foi acionado e confirmou o óbito. A Policia Rodoviária foi ao local para realizar a perícia.

MURO DE ARRIMO
Essa história ainda vai longe. O muro de arrimo do Araxá continua sendo um problema para os moradores e para os executores. Outra vez chegou o tempo do vento e, em consequência da maresia nas águas do Rio Amazonas. A situação do local não melhorou e as obras ainda estão em fase de realização. Nem as reclamações dos moradores têm sensibilizado os executores da obra para concluir os serviços. As justificativas, há anos, são sempre as mesmas.