Denominada Tio João, a ecocreche será a primeira com esse formato em toda Região Norte.
A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inova cada dia mais no que diz respeito ao ensino-aprendizagem de seus alunos, com novas metodologias ativas de ensino. É com essa proposta que inaugurará em breve a Ecocreche Tio João, localizada no bairro Pedrinhas.
No Brasil, existem poucas iniciativas como esta. A mais conhecida é a Creche Hassis, em Florianópolis (SC), com foco maior na sustentabilidade; e a EMEI Porto Alegre (RS), que prioriza os ambientes de aprendizagem a partir de espaços já existentes. A Ecocreche Tio João será a primeira instituição de ensino neste formato no Amapá e na Região Norte, e a terceira no Brasil.
A unidade escolar nasce com uma nova roupagem de educação, um conceito inovador para educar, cuidar, socializar e emergir o que há de melhor nas crianças da faixa etária de 2 a 5 anos. A creche irá aliar sustentabilidade, ambientes de aprendizagem, criatividade, protagonismo, mapeamento de território, entre outros elementos que oferecem um radar de possibilidades, experimentações e vivências para as crianças; um formato inovador, estimulando os pequenos a conhecer e a interagir com os diversos ambientes da instituição.
“A creche será um novo modelo de escola que iremos implantar aqui no município, uma instituição que vem trazendo uma nova modalidade de ensino para as nossas crianças, com foco principal na questão da sustentabilidade, onde tradicionalmente seria sala de aula será transformado em diferentes ambientes de aprendizagem, ou seja, não teremos salas de aula na creche, e sim espaços diferenciados de aprendizagem, onde as crianças irão desenvolver diferentes atividades, a exemplo do espaço sensorial, a empreendoteca, dentre muitos outros”, explicou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.
Na Ecocreche Tio João, todos os espaços serão de uso coletivo para que a criança compreenda o conceito de colaboração, cooperação, participação e cuidado com o ambiente e com o outro. Os espaços de aprendizagem serão utilizados pelo sistema de rotação, em que cada professor irá preparar a sua aula a partir do ambiente escolhido, preparando-a para as diferentes faixas etárias; assim a criança entenderá o conceito de mobilidade e movimento.
A unidade escolar terá 10 ambientes de aprendizagem: Empreendoteca; Imaginação, dois espaços sensoriais; Ecos da Natureza; Eco Mundo; Exploração, Percepções e Interação; Encantando; TransitArte e um ambiente externo com aviário e horta, além de secretaria e direção, sala de professores e coordenação, banheiros feminino e masculino, copa e refeitório. A creche irá atender 400 crianças, de 2 a 5 anos, no período parcial, pela manhã das 7h30 às 11h30; e à tarde das 13h30 às 17h30.
A Ecocreche Tio João terá este nome em homenagem ao servidor do município João Pantoja, falecido em 2018, profissional dedicado e referência de ser humano, que atuou em diversos departamentos da Semed e que muito contribuiu com a educação municipal.