O desfile das escolas de samba do primeiro grupo e do grupo de acesso está previsto para os dias 21 e 22 de fevereiro.
As programações da quadra carnavalesca, desde que começam, levam muita gente a extravasar e a cometer excessos. Pensando nisso, os dirigentes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), do município de Macapá, elaboraram e farão executar uma programação especial para atendimentos durante o período momesco.
No domingo, dia 9 de fevereiro, durante a realização do Festival de Samba de Enredo, a UBS Lélio Silva esteve com as equipes em regime de prontidão para pronto atendimento ampliado, com a manutenção do serviço laboratorial 24 horas, e notificação de violências e medicação profilática de emergência.
Parceria firmada com a Secretaria de Estado da Saúde permitiu que casos mais graves fossem transferidos para UPA Zona Sul, que recebeu medicamentos e correlatos do município.
Todas as programações que estão previstas para as proximidades do Marco Zero do Equador terão como referência o atendimento de urgência e emergência a UBS Lélio Silva e UPA Zona Sul, ambas com equipe ampliada e abastecidas de medicamentos e correlatos para os atendimentos.
Já os eventos que acontecerão nos circuitos, como Desfiles das Escolas de Samba, nos dias 21 e 22 deste mês; Centro Folia, Beira Rio Folia, “A Banda” e demais terão como referência a UBS Rubim Aronovitch, no bairro Santa Inês.
As programações com público superior a cinco mil pessoas também terão o suporte de duas ambulâncias do Samu, com equipe a postos para atendimento de intercorrências e possíveis remoção de pacientes.
Também serão executadas, em todas as atividades, trabalho de educação em saúde, com a distribuição de cerca de 100 mil preservativos masculinos e géis lubrificantes.