A ação é desempenhada pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana e pela Caesa. 150 homens estão atuando nesse projeto.
A Prefeitura de Macapá colocou em prática mais uma medida para combater o avanço do Coronavírus na cidade. Na manhã de sábado, dia 28, equipes de limpeza urbana pulverizaram as Unidades Básicas de Saúde, fachadas de hospitais, calçadas, pontos de ônibus e ruas de maior fluxo de pessoas. A ação é para manter os locais públicos higienizados, diminuindo o risco de contaminação.
Caminhões-pipa fizeram a borrifação com uma mistura de água, cloro isocianureto de sódio 65% e uma pequena quantidade de lavanda para dar um cheiro mais agradável, concentração ideal para desinfecção de áreas com possíveis contaminações. A ação é desempenhada pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa). Cerca de 150 homens estão envolvidos. As equipes foram divididas em três frentes de trabalho (zonas norte, sul e central).
A desinfecção começou pela UBS Rubin Aronovitch, no bairro Santa Inês, com borrifações simultâneas em outros pontos mapeados, conforme cronograma de trabalho da prefeitura. Nas UBSs Lélio Silva (Novo Buritizal) e Marcelo Candia (Jardim Felicidade), as atividades foram executadas. O entorno, fachadas e calçadas das unidades foram higienizadas e desinfetadas duas vezes, por serem unidades de referência no atendimento ao público com suspeita de Covid-19.
Nos próximos dias, outros pontos também receberão a higienização. “Outros locais serão cuidados, a partir de novas avaliações técnicas mais detalhadas. O planejamento, com todos os locais a serem higienizados, já está em fase final de elaboração”, informa o secretário de Zeladoria, Claudiomar Rosa. “A gente está fazendo uma primeira fase. A luta contra o novo coronavírus ganhou mais essa estratégia, já usada por outros estados. E a ação será rotineira daqui para frente”, reforça.
“A medida foi tomada como forma de prevenção. O trabalho de desinfecção começou pelas UBSs, unidades hospitalares, prédios que ainda estão mantendo os serviços considerados essenciais, calçadas, estacionamentos e ruas onde há o maior aglomerado de pessoas. Essas são nossas prioridades”, disse o prefeito Clécio Luís. A borrifação realizada neste sábado ocorreu com hidrojatos, permitindo a higienização e desinfecção apenas de áreas externas. “A partir desta semana, começaremos os trabalhos com bombas costais, garantindo assim a pulverização também no interior dos prédios”, anunciou o prefeito.