Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

Os macapaenses de um modo particular e os amapaenses de forma geral mostram preocupação com o momento que o Amapá e o Brasil atravessam, especialmente no combate ao novo coronavírus, quando percebem que já estão borbulhando os problemas de ordem econômica das empresas e financeiras dos empresários e trabalhadores em suas diversas e numerosas categorias.
O desequilíbrio entre o que precisa, inclusive para manter a alimentação, e o que ganha ou precisa ganhar para custeá-la, tem deixado chefes e chefas de família muito preocupados e sem condições de disfarçar essa preocupação.
A situação é delicada e inflada por notícias falsas às quais as pessoas foram impregnadas, prejudicando a comunicação interpessoal no sentido de encontrar uma solução adequada para o problema.
Tenho certeza que um pouco mais de paciência da população e principalmente dos empregados no comércio e no serviço em Macapá e em todo o Estado do Amapá, como também os ambulantes, os microempresários individuais, dentre estes os que trabalham nas feiras de Macapá e Santana, podem ajudar a reduzir esse tempo de espera, diminuindo as notícias que assustam e as imagens que alguns meios de comunicação insistem em apresentar.
Compreendo perfeitamente a preocupação dos pais de família, dos gerentes de empresas e a apreensão dos que dependem do desempenho diário das empresas e das pessoas para manter os meios de sobrevivência.
Mesmo com tudo isso, nos resta esperar para que a onda passe e tudo volte ao normal, sabendo que essa normalidade não depende só da população.