Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

O programa de estruturação mecânica dos municípios desenvolvido, do começo ao fim pelo, pelos prefeitos municipais juntos com o senador Davi Alcolumbre fechou, com sucesso, no dia 5 de junho quando foi entregue, a cada um dos 14 gestores de cada município do Estado do Amapá, que não Macapá e Santana, uma patrulha mecanizada para uso na área urbana e onde se desenvolve a agricultura do município.
Cada uma das 14 prefeituras recebeu uma patrulha composta por duas caçambas, sendo uma trucada e outra toco, uma motoniveladora, um trator de esteira, uma retroescavadeira, uma pá carregadeira, um carro-pipa e, pelo menos, um carro compactador de lixo para a coleta do lixo urbano. Recebeu também dois tratores agrícolas para atuação preferencialmente no campo.
Bem usados, esses equipamentos trarão, imediatamente, retorno para o morador, com melhoria substancial da limpeza urbana, melhoria nas vias com o trabalho permanente de roçagem, capina e coleta de entulho, lançamento de rede de água e esgoto, abertura de novas ruas e avenidas, além de possibilitar ao agricultor melhoria na qualidade dos produtos da terra e ampliação das áreas cultiváveis.
Macapá e Santana já haviam recebido a parte que lhes cabia no programa e já experimentam melhoria no fluxo dos serviços, tanto na cidade como no campo.
Haverá necessidade de contratar mão de obra especializada para dispor de, pelo menos um engenheiro, operadores de máquinas pesadas, além de mecânicos, motoristas e borracheiros, o que poderá ser feito com parte do que estava destinado no orçamento para investimento.
A “vara de pescar” foi entregue. Vamos, então, à “pescaria”!