Augusto César Leite foi juiz eleitoral do TRE atuando na 3°zona (Calçoene), 8° zona (Tartarugalzinho), 12° zona (Ferreira Gomes) e 10° Zona de Macapá, tendo presidido as eleições municipais de 2016, nos municípios de Cutias e Itaubal e copresidiu no município de Macapá.
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá realizou na quarta-feira, dia 29 de julho, durante sessão administrativa, a solenidade de posse do juiz Augusto César Gomes Leite no cargo de Juiz Membro Titular do TRE-AP, biênio 2020/2022.
A solenidade ocorreu por meio de videoconferência transmitida pelo YouTube no canal do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, durante sessão administrativa, ainda em virtude das restrições de isolamento por conta da pandemia do novo Coronavírus.
O Presidente do TRE-AP, Des. Rommel Araújo deu as boas-vindas e elogiou o equilíbrio, bondade e lealdade do novo Juiz, “sempre leal a seus amigos, leal à justiça e leal ao direito.” Fez agradecimentos pessoais ao Dr. Augusto Leite, pelo companheirismo durante sua jornada dentro da justiça.
“Sua passagem no biênio que hoje se inicia será muito proveitosa para nós que teremos a oportunidade de desfrutar do conhecimento jurídico de vossa excelência e demonstrar que essas características (equilíbrio, bondade e lealdade) são extensivas a todas as pessoas porque fazem parte da essência de um grande ser humano”, concluiu.
O prefeito de Macapá, Clécio Luís, também estava presente na solenidade de posse e desejou muito sucesso e sabedoria ao Juiz.
“Essa eleição é completamente diferente, ninguém sabe exatamente como será esse processo eleitoral diante da pandemia, mas desejo todo sucesso e que se possa garantir o exercício da cidadania nas eleições e em todo biênio o qual o Dr. Augusto Leite toma posse.”
Em discurso, o Juiz cumprimentou e agradeceu aos integrantes da Corte Eleitoral, demonstrou sua gratidão ao seu saudoso pai, mãe, filhos, amigos e aos que fizeram parte de sua trajetória. Mostrou ainda sua satisfação em assumir o cargo de Juiz Membro Titular do TRE-AP:
“Assumir o mais alto cargo no Tribunal de Justiça Eleitoral que um juiz de primeira instância pode alcançar é uma grande honra e uma imensa responsabilidade. Para chegar até aqui se passaram quase 24 anos de grande labuta nas diversas áreas do direito, evoluindo pessoal e profissionalmente” destacou.
O magistrado disse ainda que chega ao colegiado cheio de entusiasmo, paixão por servir ao outro. “Estou disposto a oferecer minha contribuição para formação de uma sociedade mais justa e fraterna, onde possa, ao final do meu mandato, dizer em alto e bom som, como disse Timóteo, “combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé”. Mas não estarei sozinho nesse mistério, terei as competentes companhias de vossas excelências, que tenho certeza com os quais aprenderei muito” evidencia o magistrado.
“Empenhar-me-ei em fazer justiça todos os dias do meu mandato, procurando punir a corrupção eleitoral, aplicando melhores práticas eleitorais, garantindo a cada cidadão do nosso Estado a total liberdade no exercício do seu voto. Para isso precisarei também da colaboração de cada cidadão, para que no exercício do seu direito ao voto possa oferecer à sociedade os melhores representantes”, concluiu Augusto Leite.
Sobre o novo Juiz do Pleno:
Augusto César Gomes Leite é natural de Fortaleza – CE. Cursou Direito na Universidade Federal do Estado do Ceará, com especialização em Direito Público e Pós- Graduação em Direito Penal e Processo Penal junto à Universidade Estácio de Sá.
Foi juiz eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, atuando nas zonas eleitorais: 3ªzona (Calçoene), 8ª zona (Tartarugalzinho), 12ª zona (Ferreira Gomes) e 10ª Zona de Macapá, tendo presidido as eleições Municipais de 2016, nos municípios de Cutias e Itaubal e copresidiu o Município de Macapá.
Ocupou também o cargo de Juiz Substituto do TRE-AP, biênio 2008/2010.