O esforço concentrado semipresencial foi destinado à votação de autoridades para cargos que dependem dessa providência.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), conduziu, na terça-feira (20), sessão deliberativa semipresencial destinada a votação de autoridades que estavam pendentes de análise por razão da pandemia do novo coronavírus.
Os senadores aprovaram cinco indicados para a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD); e outros 15 para cargos em agências reguladoras federais como a ANAC, ANTAQ, ANP, ANEEL, ANATEL, ANVISA e ANA.
O atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, foi aprovado pelo Plenário para assumir uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU) em decorrência da aposentadoria do ministro José Múcio Monteiro, prevista para dezembro.
Em razão da pandemia da Covid-19 no país, o Senado realiza pela segunda vez o “esforço concentrado”, que reúne a realização de sabatinas nas comissões e apreciação desses indicados em Plenário por meio de votação secreta presencial.
Para garantir a segurança dos parlamentares e servidores da Casa, canais de votação foram instalados em diversos locais da Casa para evitar aglomeração de pessoas.
Antes de iniciar a sessão, Davi Alcolumbre afirmou que decidirá sobre a retomada dos trabalhos nas comissões permanentes da Casa, entre elas o Conselho de Ética, após uma reunião com os senadores marcada para o dia 4 de novembro.
No Congresso, os colegiados paralisaram as atividades desde o início de março, em razão da pandemia de Covid-19.
Também foram aprovados dois Projetos de Resolução que autorizam a contratação de empréstimos entre o estado da Paraíba e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). As matérias seguem para a promulgação.

Davi Alcolumbre, presidente do Senado e do Congresso Nacional, falando sobre o esforço concentrado de sexta e os próximos passos do Congresso nesse rumo.