Fernando França

Com recursos de R$ 6 milhões, destinados pelo senador Davi (DEM), principal entusiasta do projeto de internet banda larga no interior do Estado, os 770km de cabos submarinos com fibra ótica, estão sendo desembarcados no porto do Município de Santana, distante 17km de Macapá.

O objetivo é expandir a infraestrutura de comunicações não somente pelo interior do Estado, mas por toda a Região Norte, com a implantação de redes de transporte de dados de alta capacidade em fibra óptica pelo leito do Rio Amazonas e seus afluentes.

Inicialmente, segundo informações da assessoria do senador Davi, a execução do programa vai ocorrer com a ligação de Macapá aos municípios de Alenquer, Almeirim e Santarém, no Pará. Vale lembrar, que o programa Norte Conectado foi lançado exatamente um ano atrás, setembro de 2020, em parceria entre o Ministério das Comunicações, Ministério de Ciência e Tecnologia, e Ministério do Turismo.

“Por quase quatro anos o nosso gabinete no Senado trabalhou para viabilizar esse projeto que não se trata, apenas, de inclusão digital da população que vive nas localidades mais remotas do Brasil. Vai além, porque um projeto dessa magnitude muda a realidade da região e tem o poder extraordinário de proporcionar educação a distância, telemedicina de qualidade e, até, maior transparência na gestão pública, graças à interatividade que a internet proporciona”, explicou o senador Davi.

Por ser a única região do País com as piores condições de comunicação, o programa vai permitir melhor segurança e resiliência das redes e a redução de seus custos de acesso, ou seja, vai expandir a infraestrutura de comunicações, integrar a região e melhorar as políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, defesa e judiciário.