Iniciativa dos servidores públicos estaduais levou um dia de alegria para os pequenos e movimentou a economia local.
A distribuição de mais de 47 mil brinquedos para as crianças marcou o sábado, 11/12, com o Natal da Solidariedade, uma grande ação organizada pelos servidores do Governo do Amapá. O projeto foi criado em 2015.
As equipes se uniram para proporcionar momentos de lazer, distribuição de lanches e a esperada entrega de presentes para os pequenos de 68 bairros de Macapá e Santana.
As programações foram divididas em horários, de acordo com a faixa-etária das crianças, para manter ao máximo o controle do distanciamento e dos protocolos sanitários. A compra de brinquedos, enfeites e materiais para brindes e lanches também movimentou a economia local.
Na Escola Estadual Mário Quirino, aconteceu a ação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Foi lá que a dona de casa Kenielen Miranda da Silva, de 38 anos, viu a alegria dos filhos Isaac, de 11 anos, Isabel, 9, Ismael, 7, e Sara, de apenas 5.
“Fiquei sabendo pela escola e venho pela terceira vez no Natal da Solidariedade. Esse é um momento de alegria, ver o sorriso das crianças nesse momento que é delas, já que muitas vezes nem tem como brincar durante todo o ano. Fomos todos comunicados pela escola com as medidas de segurança, para evitar aglomerações e usar máscara o tempo todo”, disse ela.
Cinema e brincadeiras
A Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Sete) realizou na Escola Municipal, no bairro Buritizal, um Cine Solidário, com uma programação que teve lanches, brincadeiras, palhaço e muitos presentes para a criançada. A secretária, Marcella Chesca, reforçou a importância da ação conjunta dos servidores e da comunidade.
Em Santana, a organização do evento foi feita por servidores das Secretarias de Estado da Educação (Seed) e da Fazenda (Sefaz), que arrecadaram mais de 22 mil brinquedos e distribuíram lanches com a colaboração de parceiros de comunidades.
A mãe Mayuri Barbosa, moradora do bairro Paraíso, trouxe os filhos Lucca, Victor e Ryan para participarem do evento que ocorreu na Escola Estadual São Bento.
Natal da Solidariedade
Criado em 2015, o Natal da Solidariedade não aconteceu apenas em 2020, por conta do momento crítico da pandemia.
A união de esforços dos servidores públicos resultou em um momento inesquecível para as crianças e também para os responsáveis.