Rodolfo Juarez
Os foliões estão inquietos e a fatia da economia, movimentada pelos motores do carnaval, está praticamente parada para a maioria e represada para uma minoria que insiste em priorizar a folia, não obstante haver, para isso, ofensa às regras sanitárias impostas à população pela pandemia e regulamentada pelas autoridades.
Este ano a terça-feira de carnaval cai no dia 1.º de março, mas na maioria das cidades brasileiras o carnaval foi simplesmente cancelado, noutras suspenso, no aguardo de uma melhor data, como é o caso da cidade do Rio de Janeiro que já adiou o carnaval para ser realizado em abril, com a apresentação das 12 escolas de samba do Grupo Especial ocorrendo nos dias 22 e 23 de abril, aproveitando o feriado prolongado entre os dias de Tiradentes (21) e São Jorge (23).
Os desfiles na Marquês de Sapucaí começam no dia 20 de abril (quarta-feira) com as agremiações da Série Outro, antiga Série A. São 15 agremiações nesta série equivalente à segunda divisão na folia. Estão nesta série agremiações tradicionais como Estácio, Império Serrano e União da Ilha.
A Liga das Escolas de Samba de São Paulo, por exemplo, já está vendendo os ingressos para o desfile do carnaval paulista previsto para os dias 16,21,22,23 e 29 de abril, no sambódromo Anhembi.
A prefeitura de Salvador já oficializou o cancelamento do Carnaval de rua de 2022, alegando o avanço da covid-19 e a preocupação com a variante Ômicron. A medida foi anunciada pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis.
Aqui em Macapá foi a própria Liga Independente das Escolas de Samba (Liesap) que anunciou o cancelamento. Na justificativa citou a alta recente de casos de Covid-19 em Macapá. Em nota anunciou a suspensão de todos os eventos organizados pela instituição, incluindo os desfiles que estavam programados para os dias 25 e 26 de fevereiro.
O Carnaval 2022 cai no dia 1º de março. Apesar de ser tradicionalmente um dia de folga, não é feriado nacional, mas ponto facultativo. Sendo assim, fica a critério das empresas suspenderem ou não as atividades no período dessa festividade.
Além da terça-feira de Carnaval, dia 1º de março, a segunda-feira, dia 28 de fevereiro, também é ponto facultativo.
O Carnaval é uma celebração de data móvel obrigatoriamente comemorada numa terça-feira, e que ocorre sempre 47 dias antes da Páscoa. Na verdade, o Carnaval compreende vários dias de folia, começando pelo fim de semana que antecede a terça de carnaval.
Nos próximos anos o carnaval (terça-feira) será assim: 2023 (21 de fevereiro), 2024 (13 de fevereiro); 2025 (4 de março); 2026 (17 de fevereiro); e 2027 (9 de fevereiro).
Embora não se saiba ao certo em que local o Carnaval tenha surgido, ele remonta à Antiguidade. Vários eventos podem ter influenciado a comemoração como a conhecemos hoje. A troca de papéis sociais que tinha lugar na Babilônia, por exemplo, pode ter originado a utilização de máscaras e fantasias, que propiciavam as pessoas se divertirem sem receios de serem reconhecidas.
Todos os eventos que possivelmente deram origem ao Carnaval, no entanto, tinham origem pagã. Como a igreja não conseguia proibir a comemoração do Carnaval, que era muito popular, a partir de 590 d.C. as autoridades eclesiásticas inseriram a Quarta-Feira de Cinzas – marco inicial da Quaresma – logo após o Carnaval.
Originalmente, o termo “carnaval” significa “adeus à carne” (carne levale, em italiano), pois representava, na Idade Média, uma época de festas populares que antecediam um grande jejum, a Quaresma, um período de aproximadamente quarenta dias antes da Páscoa.