O prefeito de Santana, Bala Rocha, autorizou 11% de aumento linear para os servidores de todo o município de Santana. Também foram analisados o benefício do vale-alimentação aos garis e vigilantes e o retroativo de perdas salariais de todos os servidores da administração, da saúde e alguns servidores da STTrans.

HONRARIAS
A lei 2.674 de 2 de abril de 2022, institui dez honrarias, para serem concedida pelo Corpo de Bombeiro Militar do Amapá. São elas: Medalha do Mérito Bombeiro Militar Imperador Dom Pedro II; Medalha do Mérito Defesa Civil; Medalha do Mérito Intelectual; Medalha do Mérito Técnico-Profissional; Medalha Dedicação Bombeiro Militar; Medalha do Mérito do Mergulho de Resgate; Medalha Mérito da Saúde; Medalha do Mérito da Docência; Medalha do Mérito da Justiça e Disciplina; Medalha do Mérito da Comunicação Social.

INFLAÇÃO DE MARÇO
A inflação brasileira acelerou em março e atingiu 1,62%. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrou a maior alta para o mês desde 1994, antes da criação do Plano Real. O resultado ficou acima das projeções dos analistas do mercado financeiro. As estimativas mostravam que o índice teria alta de 0,98% a 1,44%.

PETRÓLEO
O barril do petróleo tipo Brent voltou a ser negociado abaixo de US$ 100. A última vez que a cotação ficou menor que este patamar foi em 17 de março de 2022. A queda se deve ao anúncio da AIE (Agência Internacional e Energia) que países forneceriam 60 milhões de barris para ajudar a diminuir os custos dos combustíveis e conter a inflação no mundo.

SEM BANDEIRA
O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou em sua conta no Twitter o fim da bandeira de escassez hídrica para 15 de abril. A medida foi antecipada pelo governo federal por causa da desativação de termelétricas contratadas de forma emergencial em 2021, o que tem reduzido custos. A expectativa é que a bandeira verde entre em vigor até o fim de 2022. Nesse caso, estima-se redução de 20% na conta de luz residencial.

CIDADE
Os problemas do sistema viário da cidade de Macapá foram agravados neste mês de abril pelas chuvas intensas que caíram durante a primeira metade do mês. A prefeitura está tendo dificuldades para recuperar vias do centro da cidade onde, tradicionalmente era mantida a via em condições de tráfego. Agora o condutor enfrenta uma série de buracos.