O União Brasil (União) e o AGIR, nova identificação do PTC, são as novidades das eleições deste ano.

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) já divulgou a lista dos partidos políticos, com os seus respectivos representantes, que estarão aptos a disputar o pleito deste ano.
São 26 partidos, a maioria bem conhecida, mas tem outros que ainda não participaram de nenhuma eleição como é o caso do União Brasil (União), n.º 44, resultante da fusão entre o DEM e o PSL, e o AGIR, n.º 36, que é o novo nome do até 2021 PTC.
Ainda há nomes de partidos, além do UNIÃO e do AGIR que ainda não estão bem conhecidos do eleitor como: REPUBLICANOS (10), PODEMOS (19), CIDADANIA (23), PATRIOTA (51), AVANTE (70), SOLIDARIEDADE (77) e PROS (90).
A seguir apresentamos um quadro com os 26 partidos registrados aqui no Amapá e seus respectivos representantes e uma explicação daqueles que mudaram de sigla ou de nome.

REPUBLICANOS (10)
O Republicanos é um movimento político conservador, fundamentado nos valores cristãos, tendo a família como alicerce da sociedade, preservando a soberania nacional, a livre iniciativa e a liberdade econômica, encorajando o progresso tecnológico como caminho inevitável para o desenvolvimento humano.
A sigla nasceu como Partido Municipalista Renovador (PMR) e, por sugestão do então vice-presidente da República José Alencar, mudou para Partido Republicano Brasileiro (PRB), e em 2019, decorrente de um estudo amplo, alinhado à evolução, transformação e a modernização, que fazem parte da sociedade, da vida humana e das instituições, o partido passou a se chamar Republicanos, mudança essa homologada em Convenção Nacional histórica, realizada no dia 7 de maio de 2019. Não foi apenas uma mudança de nome e de logotipo, mas de manutenção de postura republicana, ética e ímpar no zelo com a coisa pública. Com a criação da Faculdade Republicana, o Republicanos passou a ser o único partido brasileiro, por meio de sua Fundação Republicana Brasileira (FRB), a ter uma faculdade autorizada pelo Ministério da Educação e em plena atividade no Brasil.

PODEMOS (19)
O Podemos é o novo nome do Partido Trabalhista Nacional (PTN), onde militou Jânio Quadros, eleito presidente do Brasil em 1960. Nos últimos anos, fez parte da coligação que elegeu Dilma Rousseff, do PT, em 2010, mas apoiou Aécio Neves, do PSDB, em 2014.
Aliado do governo Michel Temer (PMDB), foi o primeiro a sair após as delações do empresário Joesley Batista envolvendo o presidente. O novo nome surgiu após pesquisa de opinião e inspira-se mais no bordão de campanha de Barack Obama “Yes We Can” (Sim, nós podemos) do Partido Democrata dos EUA do que no Podemos ibérico de Pablo Iglesias.

CIDADANIA (23)
Foi fundado e registrado em 1992 com o nome Partido Popular Socialista (PPS), sendo uma iniciativa de parte dos membros do antigo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Em março de 2019, alterou o nome para Cidadania, oficializado pelo TSE em setembro.

AGIR (36)
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, na sessão do dia 31/03/2022, a alteração estatutária do Partido Trabalhista Cristão (PTC) para mudar o nome da sigla, que passa a se chamar AGIR.
A mudança de nome havia sido deliberada em convenção nacional do partido ocorrida em junho de 2021 e, de acordo com o relator, ministro Alexandre de Moraes, “não há vedação legal, seja no âmbito empresarial, seja na seara eleitoral, para utilização de vocábulos de uso comum, tanto assim que inúmeros partidos alteraram suas denominações para palavras que, no vernáculo, têm significados próprios”, esclareceu.
O ministro destacou, ainda, que a nova identificação não apresenta semelhança ou variação que possam induzir a erro ou confusão pelas pessoas.

UNIÃO (44)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade, no dia 08/02/2022, em sessão administrativa, o pedido de registro do estatuto e do programa partidário do União Brasil (União), agremiação política resultante da fusão do Democratas (DEM) com o Partido Social Liberal (PSL). A nova legenda terá como número nas urnas o 44.
A fusão e a incorporação de partidos estão previstas na Lei nº 9.096/1995, a chamada Lei dos Partidos Políticos. No artigo 29, a norma determina que os diretórios nacionais das legendas são livres para deliberar sobre a fusão de uma ou mais siglas ou, ainda, sobre a incorporação à outra, desde que respeitando a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana.

PATRIOTA (51)
O Patriota é um partido político brasileiro conservador e religioso de direita fundado em 2011 e registrado definitivamente em 2012. Seu nome anterior era Partido Ecológico Nacional (PEN), utilizado pelos membros até agosto de 2017 e alterado oficialmente pelo TSE em abril de 2018.

AVANTE (70)
O Avante é um partido político brasileiro de orientação centrista. Foi fundado em 1989 e registrado definitivamente em 1994 com o nome Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), sendo uma iniciativa de dissidentes do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

SOLIDARIEDADE (77)
O Solidariedade é um partido político do Brasil fundado em 2012 e registrado oficialmente em 2013. Seu presidente nacional e principal líder é Paulinho da Força, sindicalista e presidente licenciado da Força Sindical.

PROS (90)
O PROS foi fundado em 4 de janeiro de 2010 em Planaltina, Goiás. Recebeu registro oficial pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 24 de setembro de 2013. Em outubro, o partido recebeu a filiação de 14 deputados federais, do então governador Cid Gomes (CE) e seu irmão e ex-ministro Ciro Gomes.

Dois partidos, pelo menos, vão disputar uma eleição pela primeira vez. A marca do União Brasil é o novo. (Foto: Divulgação/União).