Uma renovação de 75% não era esperada, mas foi o que aconteceu. Seis deputados federais são de primeiro mandato.
Já passava de 23 horas do domingo (2) quando se conheceu a lista dos deputados federais eleitos. Dos oito deputados que pretendiam renovar o mandato, seis ficaram de fora.
As novas regras para a participação do resto foram os principais motivos apontados pelos parlamentares que terão que mudar de endereço e adotar novo CEP.
Apenas Acácio Favacho (MDB), o segundo mais votado e Vinícius Gurgel, o terceiro, foram os que conseguiram a reeleição. Os que vão definir gabinete e moradia em Brasília são: Josenildo (PDT), o mais votado, Dorinaldo Malafaia (PDT), Sonize Barbosa (PL), Professora Gorete (PDT), Dr. Púpio (MDB) e Silvia Waiãpi (PL).
A bancada amapaense eleita para o mandato que começa em 2023 e termina em 2026, está composta com 3 parlamentares do PDT, 3 do PL e 2 do MDB.
O grande ponto para estudo, principalmente para os candidatos a deputado federal que não se elegeram, é a nova forma de acesso às vagas restantes, depois de preenchidas as vagas pelo quociente partidário (divisão da quantidade de votos obtido pela nominata do partido ou federação pelo quociente eleitoral.