Josiel Alcolumbre – Jornalista
A população vem demonstrando um interesse muito especial com relação às reuniões das equipes de transição de governo que já estão acontecendo, como parte da preparação para a posse do governador Clécio Luís que pretende, desde o primeiro dia, ter ciência de todas as responsabilidades firmadas pelo Estado, especialmente sobre o atual momento dos empréstimos.
Outra vertente importante é o balanço da situação fiscal do Estado uma vez que há uma corrente global no sentido de melhorar a relação tributária entre o ente arrecadador e os contribuintes. Clécio quer deixar muito claro onde vai aplicar o produto da arrecadação do Governo indicando, inclusive, qual rubrica estaria financiando determinado serviço ou obra.
O avanço tecnológico tem permitido aos governos exercitar transparência máxima, facilitando o entendimento das ações governamentais e o que busca cada programa e cada projeto.
O Estado do Amapá, com quase 900 mil habitantes, já apresenta problemas de todas as ordens e isso é extremamente relevante para quem quer iniciar um período novo na administração do executivo estadual.
Há também, da parte da população, uma expectativa com relação ao desempenho do governador eleito que, mesmo considerando o que fez como administrador do município de Macapá, há diferenças profundas entre o processo de gestão municipal e a gestão do Estado.
Atento a tudo, o governador eleito já trabalha, desde meados de outubro, na equalização dos primeiros 100 dias de governo quando pretende impactar, positivamente, e deixar claro que fará uma administração coerente com a realidade atual.