Desde a proclamação 38 presidentes estiveram à frente da administração do Brasil

A Proclamação da República do Brasil foi proclamada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, depois de acatar os argumentos de Benjamim Constant, no dia 15 de novembro de 1889 após receber a demissão do presidente do gabinete ministerial e, depois, prendê-lo.
A sessão de proclamação aconteceu na Câmara Municipal do Rio de janeiro e coube o anúncio da proclamação ao vereador José do Patrocínio. O governo provisório foi formado, o Marechal Deodoro foi nomeado presidente do Brasil e outros envolvidos no movimento assumiram pastas importantes no governo brasileiro.
Durante essa sucessão de acontecimentos, os imperialistas organizaram uma tentativa de resistência soba a liderança de André Rebouças e Conde D’eu, marido da Princesa Isabel, mas a resistência fracassou, mesmo assim D. Pedro II ainda imaginava permanecer como imperador, mas também fracassou.
A família real foi expulsa do Brasil no dia 16 de novembro e no dia 17 de novembro embarcou com seus bens para a cidade de Lisboa, em Portugal.
Desde o Marechal Deodoro, primeiro presidente do Brasil, incluindo ele, 38 presidentes já governaram o Brasil. Getúlio Vargas foi o que governou por mais tempo: 15 anos.
Se um golpe de Estado é definido como subversão da ordem institucional, então, podemos dizer que, no período de 1822 até os dias atuais, tivemos pelo menos nove golpes no Brasil. Foram os seguintes:
1) A “Noite da agonia com a dissolução da Assembleia Constituinte de 1823;
2) Golpe da Maioridade (1840);
3) Proclamação da República (1889);
4) Golpe de 3 de novembro de 1891;
5) O curioso caso de Floriano Peixoto;
6) Revolução de 1930;
7) Estado Novo em 1937;
8) Deposição de Getúlio Vargas em 1945; e
9) 31 de março de 1964

“D. Pedro I assistia, das janelas do Paço Imperial, às movimentações da Assembleia Constituinte.”

D. Pedro I assistia das janelas do Paço Imperial, as movimentações da Assembleia Constituinte. (Foto da gravura: Brasil Escola).