No estatuto do partido político está definida a regra das reuniões partidárias, qualquer uma delas, inclusive das reuniões de convenção onde o partido define a escolha dos partidos com os quais deseja coligar, o nome da coligação que vai participar e o nome, ou os nomes, daqueles filiados para serem candidatos a um dos cargos públicos colocados conforme a eleição que o partido participa. É um momento importante e solene para qualquer partido e o que se vê é apenas um ambiente de festa.

AS ATAS DAQUELAS REUNIÕES
As atas das reuniões realizadas pelos partidos devem retratar, de forma absolutamente clara, não apenas as decisões tomadas, mas a solenidade que uma reunião de convenção apresenta. Entretanto, o que se vê são relatórios que pouco dizem com relação ao resultado e nada dizem com relação ao processo. É urgente que se encontre uma nova forma de registrar, em ata, os acontecimentos havidos na reunião para que não sejam esquecidas informações importante e decisivas para o futuro destino da ata.

NÚMERO DE CANDIDATOS
O número de candidatos que estão se propondo a disputar uma das 40 (quarenta) vagas colocadas à disposição dos partidos políticos cresceu o equivalente a 32,07%, passando de 505, em 2014, para 667, em 2018. O número de candidatos só é menor em 2018 para os cargos de governador e de vice-governador, uma vez que, em 2014 foram 7 (sete) os concorrente e em 2018 se habilitaram e tiveram seus nomes confirmados nas convenções partidárias 5 (cinco) candidatos.

RELAÇÃO CANDIDATO X ELEITOR
Outra relação importante e que precisa ser analisada para se estimar resultados é aquela entre o número de candidatos frente ao número de eleitores. Em 2014 estavam aptos para votar 455.368 eleitores, naquela oportunidade se habilitaram à disputa 505 candidatos; em 2018 o número de eleitores passou para 512.110 e o número de candidatos que foram escolhidos em convenção chegou a 667. Assim enquanto em 2014 tínhamos 1 candidato para 901 eleitores, em 2018 temos 1 candidato para 767 eleitores.

DENTRO E FORA DA COLIGAÇÃO
Uma das coligações na disputa das vagas para a Assembleia Legislativa do Estado tem nada mais nada menos do que 8 deputados estaduais tentando a reeleição, um do PRB, três do PDT, dois do MDB e dois do DC. Essa composição certamente trará um nível de dificuldade muito maior para os candidatos daquela coligação, tanto os com mandato como os sem mandato. Aparentemente as maiores disputas serão dentro da coligação muito mais que fora dela.

CALENDÁRIO ELEITORAL
Duas datas importantes para os candidatos que estão na expectativa de ser votados no dia 7 de outubro. Amanhã, dia 15 de agosto, quarta-feira, encerra o prazo para o registro das candidaturas e logo no dia seguinte, quinta-feira, dia 16, começa a campanha nas ruas. É natural que os candidatos estejam em intensa ação preparatória, principalmente para o começo da campanha, este ano muito mais curta e cheia de limitações em comparação às doutros anos.