A vitória, no primeiro turno da Chapa Clécio/Teles, para o governo, e a eleição da chapa de Davi para o Senado, muda o eixo da política local.
O ano de 2022 termina com profundas mudanças nos eixos em torno dos quais giram a política local. A confirmação de Clécio Luis (Solidariedade) como liderança eleitoral, e de Davi Alcolumbre (União Brasil) como liderança não apenas local, mas nacional foi o legado que as eleições de 2022 deixaram para todos.
E há ainda muito chão para ser conquistado, se não aqui, mas por esse Brasil que respira política por todos os poros.
Em ascensão, Clécio Luís sempre caminhou pela esquerda, mas soube esperar para, sem contrariar os seus princípios, manter seus ideais acesos com a oportunidade de prestar mais um serviço, agora no Governo do Estado, depois de somar 222.168 votos válidos, marca que supera os 50% dos votos válidos apurados.
Com 50 anos de idade, vai terminar o mandato com 54, ainda muito jovem e podendo continuar exercitando a sua predileção pela vida pública. O seu vice-governador, Antônio Teles Júnior, com 39 anos, é outro que pode, dependendo do que vai fazer com a sua cintura, conquistar a confiança do eleitor amapaense.
Entre os dois na idade, com 45 anos, Davi Alcolumbre tem feito na política o aprimoramento de uma parte de seu crédito. No mandado que termina no dia 31 de janeiro de 2023, chegou ao cargo de Presidente do Congresso, na qualidade de Presidente do Senado, perfilando-se na linha sucessória do presidente da República, cargo que chegou a ocupar em 2020.
Conseguiu fazer das dificuldades criadas pela pandemia, exercícios de ação pelo resultado. Capitalizou as prefeituras e o próprio Governo e teve o reconhecimento da população que o elegeu com 196.087 votos, junto com ele, seus dois suplentes, Josiel Alcolumbre e Breno Chaves Pinto.
Um grupo jovem, disposto ao trabalho e querendo os resultados desse trabalho para satisfazer a inquieta população de todo o Estado.

Davi e Clécio, pelos serviços prestados, detêm a confiança do eleitor. (Foto: Alcilene Cavalcante)