Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

A cidade começa a respirar o ar da eleição do próximo dia 15 de novembro, a 105 dias do primeiro turno.
Essa eleição, como toda eleição municipal é um marco para a política local, com o surgimento de novas lideranças e de candidatos eleitos pela primeira vez e que podem ser a referência para o eleitor nas eleições de 2022 em diante.
Vejo o eleitor cada vez mais animado com a possibilidade de participar ativamente desse momento democrático e mostrar, que mesmo em tempos de pandemia, a Democracia é forte e um ambiente em que pode debater os problemas que afligem os moradores e desafiam os mandatários e seus auxiliares.
Dos 16 municípios amapaenses apenas o município de Macapá se apresenta com a possibilidade de o eleitor ir a um segundo turno de votação no último domingo de novembro, dia 29. O motivo dessa possibilidade é uma ordem Constitucional que determina, nos município com mais de 200.000 eleitores aptos a votar, caso no primeiro turno o candidato mais votado não alcance a maioria dos votos válidos (nominas e de legenda) mais um, precisa disputar a vaga em um segundo onde o mais votado em novo pleito, é o eleito.
Desde que superou o limite de 200.000 eleitores aptos a votar, Macapá sempre tem conhecido o seu prefeito e o seu vice-prefeito no segundo turno de votação.
Os pré-candidatos, todos eles, estão animados nesse período que antecede as convenções partidárias, quando vão propor o seu nome para ser aceito pelos convencionais e, então, registra-se para a disputa e receber a qualidade de candidato e mostrar, de vez, como pretende governar o município de Macapá.
Nos outros municípios as disputas são iguais à da capital. Contam com as mesmas regras e, por isso, sabem que não podem cometer qualquer atitude vedada.
Os próximos eventos políticos e que marcarão o início da campanha política verdadeiramente, são as convenções. Partidos e coligações apresentarão ao eleitor os seus candidatos que, depois de ter a candidatura registrada e realizar uma série de obrigações sairá para a campanha em busca do voto.
É importante continuar lembrando que na eleição para vereador os partidos concorrem solteiros, uma vez que as coligações partidárias estão proibidas.