O desembargador João Lages fez a abertura dos estudos eleitorais de 2024 relevantes para as eleições deste ano.

Desembargador João Lages faz a aula magana no TRE do Pará (Foto e Fonte: Ass. Com./TRE).

Anualmente, a Escola Judiciária Eleitoral do TRE do Pará realiza uma aula inaugural para a abertura do calendário de cursos de qualificação e formação voltados para magistrados, servidores e público em geral.

Este ano o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador João Lages, foi o convidado especial para a abertura, nesta quarta-feira, 24. Além da atuação na magistratura, Lages é professor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), especialista e mestre em Direito.

Na oportunidade, o desembargador João Lages fez questão de lembrar a parceria histórica dos tribunais amapaense e paraense, reforçada pela geografia, que permite o atendimento em conjunto de eleitores que vivem em regiões ribeirinhas entre os Estados do Amapá e Pará.

O tema escolhido para a aula magna foi: “Democracia, Justiça Eleitoral e o papel do juiz no processo eleitoral 2024”, uma proposta de reflexão sobre a importância da democracia no Brasil, também um histórico acerca do surgimento dessa justiça especializada, no intuito de manter viva a consciência do valor da instituição Justiça Eleitoral.

“Espero ter contribuído de alguma forma. É muito bom trocarmos informações para dar subsídios e aperfeiçoar o sistema. Tenho certeza e convicção de que momentos como esse servem para nos amadurecer e fortalecer em prol da responsabilidade que a Constituição pôs em nossas mãos como juízes”, disse o desembargador João Lages.