Os ensaios começaram ontem, seguem hoje e vão até amanhã, sempre a partir das 19 horas.

As dez agremiações seguem o roteiro da Liga durante os três dias (Foto: Albenir Souza/GEA).

Desde ontem, segunda-feira, 5, o Sambódromo de Macapá está recebendo as escolas de samba para os ensaios técnicos do Carnaval 2024. É neste momento que as agremiações carnavalescas avaliam os ajustes necessários para o desfile oficial, marcado para os dias 9 e 10 de fevereiro.

Pelo regulamento da Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), o ensaio técnico segue a ordem dos desfiles. A primeira agremiação a fazer o reconhecimento da pista no sambódromo é a Embaixada do Samba Cidade de Macapá. O tempo estimado para cada escola é de 1h20. Pela programação, os ensaios acontecem das 19h às 23h20.

Este ano, a Liesap trouxe mudanças no regulamento, por exemplo, o tempo de ajuste da passagem de som será de 20 minutos para cada agremiação e 60 minutos para realização da apresentação de reconhecimento da pista e marcação dos sambistas.

Como incentivo para a cultura, o turismo e a economia, em dezembro de 2023, o Governo do Amapá destinou R$ 4,5 milhões para o Carnaval 2024. O recurso foi entregue diretamente às dez agremiações em parcela única, por meio da Liesap. O repasse contou com articulação do senador Davi Alcolumbre.

Em 2023, o desfile oficial das escolas de samba voltou a acontecer no sambódromo, após oito anos. A estrutura do espaço foi totalmente revitalizada para receber o evento.

 Ensaios Técnicos

Ontem, dia 5/02, fizeram o reconhecimento da pista e “passaram” o som: Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Emissários da Cegonha, Império da zona Norte, Solidariedade.

Hoje, terça-feira, dia 6/02, quem vai testar o ambiente e o som são: Império do Povo, Maracatu da Favela e Piratas Estilizados. E, amanhã, dia 7/02, Unidos do Buritizal Boêmios do Laguinho e Piratas da Batucada encerrando a maratona.