São 32 mulheres representando a sociedade civil e 32 representando o poder público. O mandato é de 2 anos.

O governador Clécio Luís, na sexta-feira, dia 22 de março, deu posse para as 64 novas conselheiras do Conselho Estadual de Direitos da Mulher, em Macapá para, no período de 2024 a 2026, acompanhar as políticas públicas voltadas à população feminina. A ação está alinhada ao Plano de Governo, que estabelece, entre seus compromissos, fortalecer a atuação da instituição.

São 64 conselheiras, sendo 32 representantes do Poder Público e 32 representantes da Sociedade Civil (Foto: Deco de França/SEPM).

A posse aconteceu durante o Março de Lutas, programação do Governo do Amapá com foco na igualdade de gênero e no empoderamento de meninas e mulheres. O vice-governador, Teles Júnior, destacou a importância da união de todos para os avanços das pautas relacionadas às políticas públicas ligadas à mulher.

A conselheira Mary Salles Ferreira é representante da sociedade civil pelo Fórum Permanente dos Direitos da Mulher no Estado do Amapá. Para ela, o conselho representa a busca por mais direitos e mais igualdade.

A secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos, detalhou durante a solenidade de posse, que a igualdade de gênero foi um dos assuntos debatidos pelos representantes do Governo do Amapá na 68ª edição da Comissão das Nações Unidas sobre a Situação da Mulher no Mundo, que aconteceu em Nova York, nos Estados Unidos.

São 64 conselheiras, sendo 32 representantes do Poder Público e 32 representantes da Sociedade Civil (Foto: Deco de França/SEPM).

Na ocasião, Adrianna anunciou a inauguração do Centro de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais, em parceria com o Poder Judiciário do Amapá. O espaço vai funcionar no prédio anexo do Centro de Atendimento à Mulher e a Família (Camuf) em Macapá, e atenderá as famílias vítimas do feminicídio.

O Conselho de Direitos da Mulher foi criado a partir da Lei Estadual nº 0812, de 25 de janeiro de 2004. Trata-se de um órgão colegiado, superior público, permanente, de caráter consultivo, deliberativo e propositivo.