Rodolfo Juarez

REVISÃO DA VIDA TODA

O Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF). No último dia de maio de 2024 (31/5), por meio de embargos de declaração nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 2.110 e 2.111, para questionar alguns pontos do acórdão que derrubou a Revisão da Vida Toda.

ZERANDO

O governador do Estado, Clécio Luís, assinou na segunda-feira, 3, a convocação de mais 100 candidatos aprovados no concurso da Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria). Com isso, zera o cadastro reserva do certame, que aconteceu em 2018, mas foi prorrogado na atual gestão.

“COMPRINHAS”

O Senado aprovou a taxação federal de 20% sobre as “comprinhas” de até US$ 50. Os senadores também aprovaram o texto-base do PL do Mover (Programa Mobilidade Verde e Inovação) que, como sofreu mudanças, voltará para a Câmara. A taxação foi aprovada por causa de uma manobra do comando do Senado em acordo com os líderes governistas para que a votação fosse simbólica. Ou seja, não houve registro de quem foi a favor ou contra a nova cobrança.

NATALIDADE EM BAIXA

A taxa de natalidade do Japão caiu pelo 8º ano consecutivo em 2023, segundo dados divulgados na 4ª feira (5.jun.2024) pelo Ministério da Saúde japonês. Nasceram 727.277 bebês no país no ano passado, queda de 5,6% em relação a 2022. O número é o mais baixo da série histórica, iniciada em 1899.

PORTO GRANDE

A Praça Raimundo Cavalcante, uma das mais tradicionais de Porto Grande, passou por uma ampla revitalização através de uma emenda parlamentar do Senador Davi Alcolumbre. O prefeito Bessa se mostrou bastante satisfeito com o resultado. As principais melhorias realizadas incluem a construção de um parque infantil, reforma do coreto, a construção de uma nova pista de skate e outros melhoramentos.

NOTÍCIA BOA

Mais uma notícia boa. O Estado do Amapá entrou para a lista dos estados brasileiros que mais devem crescer economicamente em 2024. De acordo com dados divulgados pelo Banco do Brasil o PIB do Estado deve expandir 3,9%, colocando o Amapá na terceira posição entre aqueles que mais vão crescer. Segundo o senador Davi, isso é resultado de muito trabalho e parceria para a implementação de políticas econômicas, avanço em obras e aumento da empregabilidade entre outros.