No Amapá estão inscritos 28.815 candidatos para as provas dos dias 5 e 12 de novembro, os dois próximos domingos.

O próximo aulão está marcado para o dia 10 de novembro, no Estádio Zerão. O portão abre às 12:00 horas (Foto: Vandy Ribeiro/Seed).

O Governo do Amapá promove a 7ª edição dos aulões da Central do Enem a partir de hoje, sexta-feira, 3/11, no Estádio do Zerão, na Zona Sul de Macapá, com objetivo de auxiliar os alunos de escolas da rede pública estadual na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os portões abrem às 12h.

A expectativa é que mais de 5 mil estudantes do 3º ano do ensino médio dos municípios de Macapá, Santana e Mazagão participem dos aulões. Ao todo, 20 professores da rede estadual irão resolver e comentar questões conforme comumente exigidas nas provas, com orientações para que estejam tranquilos antes, durante e depois da prova. Também haverá a Feira das Profissões, para auxiliar os alunos na escolha da futura carreira.

O primeiro aulão hoje, dia 3 de novembro, terá como foco as áreas de linguagens, ciências humanas e redação, de acordo com o cronograma do exame. Já no dia 10 de novembro, o aulão será voltado às áreas de matemática e ciências da natureza. Para participar, o aluno deve se inscrever na direção da escola e ir uniformizado nos dias do evento.

Em 2023, o Enem acontece de forma simultânea em todo o país nos dias 5 e 12 de novembro. No Amapá, são 28.815 mil inscritos para participar do exame, que se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

A Central do Enem também conta com a Feira de Profissões, em que instituições de nível superior apresentam os cursos disponíveis e seus programas de bolsas. É uma forma de aproximar os jovens das profissões que eles podem exercer no futuro.

Nesta edição, participam do evento a Universidade do Estado do Amapá (Ueap), a Universidade da Amazônia (Unama), a Faculdade Madre Tereza, Faculdade Estácio, Anhanguera, Faculdade Brasil Norte (Fabran), Faculdade Meta, Universidade do Norte do Paraná (Unopar) e Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).