É a maior turma já reunida de uma só vez em toda a história administrativa da segurança pública estadual.

Para marcar política de gestão do Governo do Amapá, que trata a segurança pública como uma das prioridades, na sexta-feira passada, dia 15/12, 900 alunos começaram a preparação para assumir o cargo de soldado combatente, na Polícia Militar do Amapá (PM) e no Corpo de Bombeiro Militar (CBM).

O governador Clécio Luis, ao centro, durante a cerimônia de formatura de oficiais e a instação do curso de formação. (Fotos: Albenir Souza/GEA).

O governador Clécio Luís oficializou o início da preparação dos futuros militares em cerimônia no Estádio Zerão, em Macapá. Disse o governador: “recebemos os alunos para os cursos de formação de soldados que vão compor a maior turma da história do Amapá e, de cada um, se espera dedicação visando ser o melhor. Esse é mais uma ação que decorre do investimento realizado na segurança pública do Amapá”.

A turma de 900 alunos-soldados, sendo 600 para Polícia Militar e 300 para o Corpo de Bombeiros, representam aproximadamente 30% do efetivo atual das corporações. Nessa etapa, todos são considerados soldados de segunda classe e recebem 50% dos salários referentes ao cargo, após a formação no curso, que tem duração seis meses, os soldados ingressarão na primeira classe e passam a receber os proventos integralmente.

Os cursos de formação da PM e CBM no Amapá iniciaram em 1994, formando os primeiros 87 militares para as duas corporações. Agora no ano de 2023, o Curso de Formação de Soldados para a PM e para o CBM, vai capacitar 900 militares para atuar na defesa social.

O aluno soldado dos bombeiros, Manoel Laranjeiras, lembrou a trajetória árdua que passou até chegar ao curso de formação. “Passamos por seis fases extremamente desafiantes, e com certeza teremos um curso muito difícil, mas ao final nós iremos compor essa honrosa corporação que é o Corpo de Bombeiros”, disse.

 Novos oficiais

Durante a cerimônia ocorreu também a formatura de oficiais das duas instituições. Foram 93 oficiais e 61 praças da Polícia Militar, sendo 126 homens e 28 mulheres. Do Corpo de Bombeiros, foram 23 oficiais promovidos, sendo 20 para 2º tenente.