“Agua que brota da rocha” é o novo endereço daqueles que se habilitaram e ontem receberam suas moradia”.

Os recursos para a obrar vieram das articulações do senador Davi e do Tesouro Estadual (Foto: Israel Cardoso/GEA e Netto Lacerda/GEA).

Com a entrega das novas casas e apartamentos do Conjunto Miracema, na Zona Norte de Macapá, uma nova vida, com mais dignidade e conforto, iniciou para mil famílias desde ontem, dia 18 de dezembro. Mas você sabe o significado de “Miracema”?

O vocábulo “Miracema” é originário da língua tupi-guarani e possui diferentes significados, entre eles: “água que brota da rocha” e “água que nasce da rocha”. Por isso, escolhido para nominar as novas moradias, trazendo alívio e, principalmente, esperança para tantas famílias que passam a ocupar o habitacional.

Miracema também traz a ideia de luta pela melhoria dos que ali passaram a morar: “a migração de um povo”, perseverança de quem nunca deixou buscar por melhoria na qualidade de vida, especialmente dispondo de casa própria. Os moradores dos novos prédios do conjunto habitacional dispõem de creche, água potável, energia, serviço de transporte público e quadra esportiva.

Na construção civil, miracema  define um tipo de pedra bastante resistente e durável, usada principalmente em áreas externas, como calçadas, garagens e escadas. Um material que traz segurança. São 42 m² divididos em sala, cozinha, banheiro e dois quartos, tudo adaptável para também atender pessoas com mobilidade reduzida.

O habitacional

As duas primeiras etapas do Habitacional Miracema foram entregues, ainda em 2022, e contemplaram outras mil famílias. O empreendimento foi realizado a partir de recursos do Fundo de Arrendamento Familiar (FAR), articulados pelo senador Davi Alcolumbre e investimentos do Tesouro Estadual, que juntos somam mais de R$ 200 milhões.

Desde janeiro de 2023, o Governo do Amapá investiu cerca de 40% dos recursos totais da obra para a entrega das duas últimas etapas do conjunto.