Com o início do prazo para a realização das convenções, não será permitida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral
O calendário eleitoral 2018 tem importantes prazos a serem cumpridos neste mês de julho. Como o início para o período de convenções partidárias para deliberar sobre a formação de coligações e escolha de candidatos, iniciado na sexta-feira, dia 20 e que termina no dia 5 de agosto.
É a partir das convenções, endossadas por esses eventos, que os pré-candidatos passam à condição de candidatos, e as alianças entre partidos são oficializadas. Cada partido tem suas próprias regras para escolha, sem interferência da Justiça Eleitoral, que recebe depois os nomes escolhidos, e os registra, no prazo final de 15 de agosto.
Os candidatos escolhidos disputarão as seguintes vagas na votação de 7 de outubro: deputados federais, deputados estaduais, senadores, governadores e presidente da República.
Se houver um segundo turno, a votação será somente para os cargos de presidente e governadores, no dia 28 de outubro.
Com o início do prazo para a realização das convenções, não será permitida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral, conforme a Lei n° 9.504/1997, artigo 33, § 5°.
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) tem dado divulgação sobre o calendário eleitoral para este ano de 2018.
Desde a terça-feira, dia 17, está aberto o período para o eleitor se cadastrar para o voto em trânsito.
O eleitor, partidos ou coligações que desejarem obter mais informações sobre o processo eleitoral, podem acessar a página do TRE amapaense: www.tre-ap.jus.br e clicar no ícone “Eleições 2018”.