Rodolfo Juarez

Estão faltando 5 meses e 15 dias para as eleições municipais do dia 6 de outubro quando eleitoras e eleitores vão comparecer às urnas para votar e eleger 16 prefeitos, 16 vice-prefeitos, e  174 vereadores.

Este ano, a projeção dos observadores do processo eleitoral e do comportamento dos eleitores, estimam que mais de 600 mil eleitores estarão aptos para comparecerem às urnas e votar. São 206 cargos eletivos que serão definidos pelo eleitor  no dia da votação para, em seguida, serem devidamente diplomados, devendo comparecerem aos locais onde desempenharão as funções para as quais foram eleitos para os próximos quatro anos.

As eleições municipais serão realizadas no dia 6 de outubro. Eventual segundo turno deve ocorrer no último domingo daquele mês (dia 27), nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Macapá, no Estado do Amapá, é a única cidade com mais de 200 mil eleitores e, onde, a candidata ou candidato mais votado para assumir o cargo de prefeito não tenha atingido a maioria absoluta dos votos válidos, isto é, metade mais um daqueles votos (são excluídos brancos e nulos).

Desde o dia 1º de janeiro, todas as entidades ou empresas que realizam pesquisas de opinião pública sobre intenção de voto em eventuais candidatas e candidatos às Eleições Municipais de 2024 devem fazer o registro prévio do projeto da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral deve ocorrer até cinco dias antes da divulgação dos resultados.

Alguns prazos já venceram e, um desses prazos é o da janela partidária, findo no dia 5 de abril. De agora em diante, os vereadores que escolheram “voar”, deixando o seu antigo ninho, estão se familiarizando com as pessoas da sua nova sigla e, para alguns, já há a experiência do arrependimentos, para outros, nem tanto.

Como dito antes, um pouco mais de 600 mil eleitores estarão aptos a votar nas eleições do dia 6 de outubro e, desta feita, o Tribunal Superior Eleitoral, tão preocupado com a Inteligência Artificial, vai ter que descobrir os mistérios que rondam os eleitores de Itaubal e, mais recentemente, passaram a fazer parte desse mistério os eleitores de Cutias.

Em Itaubal, onde o “mistério” persiste desde as eleições de 2016, o Censo de 2022 apurou que o município tem população residente de 5.599 habitantes e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou o seu cadastro eleitoral com 7.359 eleitores aptos, isto é, tem mais eleitores aptos (teoricamente residentes na comarca eleitora) do que toda a população apurada no Censo do IBGE, em 2022. Ora, são 1.760 eleitores aptos, a mais do que a número de pessoas residentes na Comarca (5.599 – 7.359 = – 1.760).

O mesmo “fenômeno” acontece em Cutias que tem população residente de 4.461 (IBGE-Censo de 2022), o TSE conseguiu cadastrar , na mesma Cutias, 5.054 eleitores que foram considerados aptos. São 593 eleitores aptos a mais, desafiando, desta forma, a teoria das quatro operações iniciais da Matemárica (4.461 – 5.054 = – 593).

Tanto o “mistério” como o “fenômeno” são apurações reais e, nem de longe, passam por perto da Inteligência Artificial (AI).