O evento aconteceu nos dias 11 e 12 de abril de 2024 na capital do Acre, Rio Branco, e a carta mostra prioridades comuns.

Como resultado das tratativas de cooperação entre os estados da Amazônia Legal, o governador do Amapá, Clécio Luís, assinou a “Carta de Rio Branco”, durante o 27º Fórum de Governadores no Acre, que aconteceu no dia 12 de abril (sexta-feira).

A Carta de Rio Branco foi assinada por todos os participantes do Fórum de Governadores da Amazônia Legal (Foto: Netto Lacerda/GEA)

O documento evidencia os esforços integrados em busca de soluções frente aos impactos econômicos, sociais e ambientais dos eventos climáticos extremos que estão atingindo estados e municípios da região amazônica, com frequência e intensidade nos últimos anos.

“O Amapá já está fazendo um levantamento de todo o potencial eólico e solar para podermos oferecer um atlas com todas essas informações e assim, vamos usar o que a tecnologia nos oferece de melhor e enfrentar as mudanças climáticas de maneira positiva e não mais em situação de somente de reação”, completou o governador.

A Carta mostra prioridades conjuntas, mas também coloca no plano de ação, a necessidade de atividades e ações particulares; além de manifestar que o enfrentamento aos eventos extremos do clima necessita de investimentos significativos, regulares, conjuntos e integrados, nas três esferas de governo e demais segmentos sociais.

O documento pontua alguns eixos para serem desenvolvidos, dentro os quais destaca-se: Implementar o avanço da infraestrutura logística e de transporte na região de forma sustentável com o uso das novas tecnologias disponíveis e priorização de investimentos na melhoria do ambiente favorável para o desenvolvimento e escalabilidade de negócios sustentáveis e empregos verdes, com foco na bioeconomia e em matrizes econômicas dentro das potencialidades que cada estado apresenta.

O direcionamento da Carta também fortalece a necessidade da realização da COP-30, em Belém, no Pará, e que seja considerada como a COP da Floresta. O Amapá é candidato a subsede do evento em 2025.

 Fórum de Governadores

O 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que ocorreu nos dias 11 e 12 de abril, teve como objetivo essencial buscar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pelos estados da Amazônia Legal, consolidando esforços em prol do desenvolvimento econômico e social da região, sempre com o compromisso de preservação ambiental e respeito às comunidades locais.

 Carta de Rio Branco

A “Carta de Rio Branco”, foi redigida na Câmara Setorial do Meio Ambiente formada pelos secretários estaduais, representantes do Governo Federal e entidades civis organizadas. Todo o contexto documental seguirá direcionamentos em cada setor estadual e em seguida será enviado ao Ministério do Meio Ambiente, para iniciar as tratativas práticas.

Consórcio da Amazônia

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, que possui personalidade jurídica desde 2019, é uma iniciativa conjunta dos governadores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal para criar e impulsionar o desenvolvimento sustentável com base em políticas e estratégias comuns.

O evento conta ainda com 17 membros do Conselho de Administração do Consórcio da Amazônia Legal, 12 representantes de Institutos de Terra da Amazônia Legal e quatro membros da equipe do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.