A proposta é instalar naquele prédio um Hub de Inovação onde serão desenvolvidos contatos e projetos.

A ação integra o planejamento do Governo do Amapá visando impulsionar a economia criativa e a tecnologia (Foto: Arquivo/GEA).

A estrutura vai fomentar a economia criativa para geração de novas tecnologias e negócios a partir da pesquisa e inovação, sendo mais uma proposta do Plano de Governo cumprida.

Foram iniciadas, semana passada, as tratativas dentro do Governo do Estado para  transformar o antigo Macapá Hotel, atualmente desativado, em Hub de Inovação do estado.

Os Hubs são espaços – físicos e/ou virtuais – nos quais as empresas e startups podem trabalhar e ter acesso a contatos, investidores, mentores e fornecedores. Nesses ambientes férteis, os projetos têm maior facilidade para crescer, tanto pelo vasto networking, quanto pelo suporte para a aceleração.

A proposta está no Plano de Governo atual, que busca a destinação do espaço para desenvolvimento da economia criativa local. Com a medida, o trabalho de formulação do projeto arquitetônico iniciou e deverá ser concluído até o mês de junho.

A estrutura contará com espaços para aceleração de startups de tecnologia, da bioeconomia, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), além de envolver setores tradicionais da economia local.

A articulação para viabilizar a implantação do Hub de Inovação foi realizada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), que já possui definições sobre o papel que cada instituição parceira irá desempenhar no processo de criação da nova estrutura.

Para a comunidade Tucuju Valley, que tem como objetivo fomentar a criação de startups milionárias no Amapá, a implantação do hub irá trazer benefícios para o setor inovador amapaense.

A expectativa é de que o primeiro Hub de Inovação do Amapá seja entregue até dezembro de 2024.