O eleitorado brasileiro aumentou 3,14% nos últimos quatro anos, passando de 142.822.046 votantes em 2014 para 147.302.354 eleitores em 2018. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral. A maioria é composta de mulheres: 77,3 milhões, o que representa 52,5% do total. Já os homens são 69,9 milhões (47,5% do total). A faixa etária com a maior quantidade de eleitores é a que reúne cidadãos entre 45 e 59 anos de idade (35,7 milhões de brasileiros).

VOTO FACULTATIVO
Os jovens de 16 e 17 anos, cujo voto é opcional, representam 0,95% do eleitorado em 2018 (1,4 milhão de pessoas). Os dados apontam uma redução de 14,53% no número de jovens eleitores, uma vez que, em 2014, foram registrados 1,6 milhões de eleitores nessa faixa etária. Já os eleitores acima de 70 anos, que também têm voto facultativo, são mais numerosos que há quatro anos. Em 2018, 12 milhões de eleitores nessa idade podem exercer o direito de escolher seus representantes — um aumento de 11,12% em comparação às eleições de 2014, quando 10,8 milhões de eleitores idosos podiam votar.

CANDIDATOS A GOVERNADOR
Foram definidos nas convenções do dia 3 e do dia 4 de agosto os candidatos ao cargo de Governador do Estado e seus respectivos vices: o PSL escolheu Cirilo Fernandes tendo como vice Jozean Torres (PSL); o DEM escolheu Davi Alcolumbre que traz na vice uma mulher, Silvana Vedovelli, do PP; o PSTU escolheu Gianfranco Gusmão tendo como vice Amiraldo Brito, também do PSTU; o PSB escolheu João Capiberibe, tendo como vice Marcos Roberto (PT); e o PDT escolheu Waldez Góes, tendo como vice Jaime Nunes (PROS).

ESTIMATIVA DE VOTOS VÁLIDOS PARA O 1.º TURNO
Se não mudar significativamente o comportamento do eleitor que está apto a votar nas eleições de outubro, mantendo a abstenção pouco acima de10%, os votos válidos apurados na eleição para governador do Estado do Amapá ficará próximo dos 430 mil votos, ou seja, para que um dos candidatos a governador vença as eleições no primeiro turno, que será realizado no dia 7 de outubro, deve ter um pouco mais do que 215 mil votos.

ESTIMATIVA DE VOTOS VÁLIDOS PARA O 2.º TURNO
Na hipótese de haver necessidade de um segundo turno de votação, que está marcado para o dia 28 de outubro, a abstenção tem se mostrado maior, superando os 14%. Nesta hipótese, os votos válidos esperados deve se aproximar dos 410 mil. Esse aumento da abstenção é decorrente da falta de interesse dos eleitores na escolha de um dos dois candidatos que ficaram para o segundo turno, muito embora a votação do vencedor seja maior do que aquela obtida no primeiro turno.

ATA DAS CONVENÇÕES
O Ministério Público Eleitoral expediu recomendação, antes da realização das convenções partidárias para escolha de candidatos e definição de coligação, no sentido de observar, rigorosamente, o prazo de entrega das atas das convenções, uma vez que a legislação vigente manda que aquelas atas sejam registradas em sistema específico, criado pelo TSE, e entregue até o dia seguinte ao dia da realização da convenção. A não providência pode invalidar a reunião de convenção.