PSB, PT e PRTB formam a coligação e o candidato a vice de Capiberibe (PSB), foi indicado pelo PT

O candidato ao cargo de vice-governador do Amapá na chapa da coligação “Com o povo pra Avançar”, PSB/PT/PRTB, Marcos Roberto Marques (PT) e que tem João Capiberibe (PSB) como candidato a governador, está na lista de ex-gestores que tiveram as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Marcos Roberto Marques (PT) foi secretário de Segurança Pública do Amapá durante o governo Camilo.
Em 2015, ele foi condenado pelo Tribunal a devolver R$ 160 mil, valor que ainda seria acrescido de juros e correção da inflação, além do pagamento de multa de 20 mil reais.
Os recursos são de um convênio, assinado em 2011, entre o Governo do Amapá e a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres visando a instalação dos centros de referência em atendimento à mulher (Cram) em quatro municípios do Estado do Amapá.
No dia 4 de agosto, Marcos Roberto Marques (PT) teve o nome homologado como candidato a vice-governador na chapa de João Capiberibe (PSB). A indicação do PT ainda não está sendo questionada na Justiça Eleitoral, que começa a analisar os pedidos de registros de candidatura. A lista de candidatos que podem ficar inelegíveis está à disposição da Justiça Eleitoral no TSE.
Na análise do presidente do Diretório Estadual do PT no Amapá, Antônio Nogueira, a condenação não é judicial, e que a lei da ficha limpa atinge apenas os gestores que se beneficiaram do desvio de recursos, ou seja, se tiver ocorrido dolo. E acrescentou: “Se for pedida a sua impugnação, o que poderá ser automática pelo MP, o PT fará a defesa, seguro de que ele poderá concorrer normalmente”.