Gilvan Borges, presidente do Diretório Estadual do MDB no Amapá, aliado político histórico de Waldez Góes, governador que concorre à reeleição em 2018, resolveu” chutar o pau-da-barraca” e romper com o PDT, partido que é presidido no Amapá por Waldez Góes. Em manifesto de quatro laudas Gilvan Borges historia a trajetória como aliado, e conclui: “portanto, hoje 29 de agosto, me desassocio dos mequetrefes e do arco de aliança liderado por Waldez Góes”.

MEQUETREFE
O vocábulo mequetrefe, segundo www.significados.com.br, é utilizado para insultar uma pessoa sendo o seu significado utilizado de três maneiras distintas: intrometido, trapaceiro ou sem importância. Segundo o Dicionário Online de Português (Dicio) “mequetrefe” é um substantivo masculino e tem como sinônimos: patife, intrometido e insignificante. O Google.com.br define mequetrefe como substantivo masculino que significa: indivíduo intrometido; dado a meter-se no que não é de sua conta; enxerido; e indivíduo de caráter duvidoso; patife, mariola, biltre.

CANDIDATOS
As eleições proporcionais de 2018 serão as que apresentarão o maior número de candidatos aos cargos de deputado estadual e deputado federal. A cláusula de barreira que foi criada pela minirreforma eleitoral não inibiu os filiados a pleitearem um dos cargos mesmo cientes da exigência de, individualmente, ter que fazer, pelo menos, 10% do que for apurado para um partido ou uma coligação. 504 filiados pediram para que tivessem a sua candidatura de deputado estadual registrada e 122 para deputado federal.

HORÁRIO ELEITORAL NO RÁDIO E NA TV
Começa amanhã, dia 31, sexta-feira, o programa eleitoral gratuito no rádio e na televisão, bem como a veiculação das inserções. Serão 50 minutos, divididos em dois tempos de 25 de segunda a sábado – e 70 minutos em inserções diárias, inclusive aos domingos. Nesta sexta os telespectadores e os ouvintes de rádio, além de acompanharem as inserções, também acompanharão as propostas dos candidatos ao senado, a deputado estadual e ao governo do estado. No sábado: presidente e deputado federal.

PT E OS SEUS CANDIDATOS À ASSEMBLEIA
O Partido dos Trabalhadores no Amapá (PT-AP) informou que irá recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que indeferiu o registro das candidaturas ao cargo de deputado estadual da legenda. Na terça-feira (28), o TRE aprovou por unanimidade o pedido do Ministério Público Eleitoral contra a agremiação. Em nota, o presidente do diretório estadual do partido, Antonio Nogueira, destacou que as contas do PT-AP foram regularizadas na segunda-feira (27) e que a situação não foi considerada pelo juiz relator do processo, Carlos Canezin.

OS CANDIDATOS DO PT
O Partido dos Trabalhadores, que tem como presidente do Diretório Estadual o ex-prefeito e ex-deputado federal Antônio Nogueira, pediu o registro de candidatura de 22 (vinte e dois) filiados que tiveram seus nomes homologados pela convenção realizada no tempo próprio. Está na lista do pedido do registro de candidatura o nome de Maria Izabel Nogueira da Silva, parenta do presidente Antônio Nogueira.