A cada eleição regional, aquela destinada a escolher representantes e dirigentes como: governador, senador, deputado federal e deputado estadual, aparecem os forasteiros oportunistas, que se filiam a partidos de pequena expressão ou convencem os dirigentes a filiá-los dizendo que estão dispostos a “investir nesta promissora terra”. Apresentam mirabolantes projetos, que não se preocupam com a viabilidade e dizem que “são a tábua de salvação” da economia local. Este ano os “forasteiros” estão ocupando tempo de TV e rádio, contanto estórias e procurando iludir o eleitor.

CHUVA DE VERÃO
A chuva que caiu em Macapá, durante a madrugada de segunda-feira, dia 10, causou transtornos. Segundo o Instituto de Hidrometeorologia do Iepa, a precipitação foi mais intensa em algumas regiões da capital como na zona oeste, onde choveu mais de 160 milímetros, o equivalente a 160 litros por metros quadrado. A zona oeste compreende bairros como Marabaixo, Goiabal, e Cabralzinho, além de vários condomínios. Foram mais de 3 horas de chuva muito intensa, bem mais do que em outros pontos da capital.

CONCILIAÇÃO
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) promoveu audiência de conciliação e mediação entre integrantes de partidos políticos na Corregedoria Eleitoral. A iniciativa é inovadora na Justiça Eleitoral porque proporciona a solução imediata de conflitos, e é capaz de evitar a chegada da demanda a um juiz para uma decisão. Estes procedimentos induzem o diálogo e a pacificação social.

HORÁRIO ELEITORAL TEM NOVA GERADORA
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, desembargador Manoel Brito, acolheu o pedido formulado pela TV Equinócio, canal 10.1, para que fosse substituída como emissora geradora do horário eleitoral. A direção da emissora alegou incapacidade técnica para a transmissão dos programas das coligações partidárias – majoritárias e proporcionais. Foi sorteada a TV Amapá, canal 6.1, como a nova geradora dos programas do horário eleitoral, a partir de hoje, dia 11.

DESFILE NA FAZENDINHA
A Prefeitura de Macapá fez realizar, através da Secretaria Municipal de Educação, um desfile cívico no Distrito da Fazendinha, na Rua do Matadouro. Escolas municipais, escolas estaduais, a guarda municipal e o Corpo de Bombeiro Militar fizeram a grande atração da localidade. O prefeito de Macapá, Clécio Luis, esteve presente e se manifestou declarando o seu compromisso com a comunidade.

O CONTRATO DE COMBUSTÍVEIS PARA A CAMPANHA
O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) fiscalizou, na quinta-feira, dia 6, quatro postos de combustíveis, em Macapá (AP), para cobrar o cumprimento de recomendação emitida em junho. Segundo o documento, a venda de combustível in natura a candidatos e doadores, para uso nas eleições 2018, deverá ser formalizada por meio de contrato com o posto revendedor. A elaboração do documento contou com a participação do Sindicato dos Postos de Combustíveis do Amapá.