O ranking dos políticos no Congresso Nacional tem inovações e estão disponíveis no endereço www.politicos.org.br. Foram lançadas duas ferramentas que ajudarão o eleitor a se informar sobre os representantes no Congresso Nacional. Basta acessar o mapa que a posição de cada um dos 11 representantes do Amapá em Brasília (três senadores e 8 deputados federais) é mostrada. São levadas em consideração questões como gastos, frequência, processos, presença e outros indicadores.

COMO ESTÃO OS REPRESENTANTES DO AMAPÁ NO CONGRESSO
Em ordem crescente e de acordo com pontuação proposta no site, a posição dos representantes do Amapá no Congresso Nacional é a seguinte: Davi Alcolumbre (112º), André Abdon (189º), Cabuçu Borges (230º), Marcos Reathegui (393º), Randolfe (395º), Josi Araujo (437º), Euricélia Cardoso (455º), João Capiberibe (498º), Vinicius Gurgel (500º), Janete Capiberibe (567º) e Marcivânia Flexa (570º). São 594 parlamentares, sendo 513 deputados federais e 81 senadores.

ÚLTIMO DIA
O Calendário Eleitoral de 2018 reservou o dia 17 de setembro, segunda-feira que passou, para ser o último dia em que todos os pedidos de registro de candidatos a governador, vice-governador, senador e suplente, deputados federais, estaduais e distritais (caso do DF), inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem estar julgados pelos tribunais regionais eleitorais, e publicadas as decisões a elas relativas, em obediência ao § 1.º do art. 16 da Lei 9504/1997 (Lei das Eleições).

RANKING DE COMPETIVIDADE DOS ESTADOS
Segundo o ranking de competitividade divulgado recentemente pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a consultoria Tendência e Economist Intelligence Group, o Estado do Amapá é o penúltimo em competitividade no Brasil, ocupando a lanterna juntamente com os estados do Maranhão e Sergipe. São Paulo e Santa Catarina são os dois primeiros nesse ranking, com viés de crescimento. O índice varia de 0 a 100. São Paulo tem o índice 87,7 e Amapá 27,0.

NIMESULIDA ATACA O FÍGADO
A nimesulida, um dos anti-inflamatórios mais consumidos no Brasil está na berlinda, com a afirmação de que é tóxica para o fígado e já teve sua venda proibida em vários países. Nos últimos anos diversos relatos clínicos associaram casos hepáticos ao uso do medicamento. Esses efeitos colaterais contribuíram para que o medicamento fosse retirado de circulação em países como Espanha, Finlândia, Irlanda, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Suécia, Japão, Canadá e Estados Unidos. No Reino Unido e na Alemanha o medicamento nunca chegou a ser aprovado.

PENSAMENTOS
A propósito das Eleições de 2018 vale reproduzir aqui o pensamento de duas autoridades. Eça de Queiroz: “os políticos e as fraldas devem ser trocadas frequentemente pela mesma razão”. Para Wilson Churchill: “o socialismo é a filosofia do fracasso, a projeção da inveja, a crença na ignorância. Seu defeito marcante é a distribuição igualitária da miséria entre todos, exceto seus líderes”.