Esta semana a mídia nacional ocupou boa parte do seu tempo tratando da questão do saneamento básico nos ambientes urbanos principalmente. Constatar que o assunto não está na pauta da maioria dos políticos neste tempo de eleição pode ser considerado um erro primário e que pode, perfeitamente, levar o eleitor a escolher um candidato e não o outro exatamente por ignorar a importância do assunto – ou o próprio assunto, por desconhecimento ou por pouco caso.

SANEAMENTO NO AMAPÁ
Fornecimento de água tratada e coleta e tratamento do esgoto sanitário são os dois indicadores primários de como o setor público resolve essa obrigação. Tomando como exemplo a capital do Amapá, onde está a estatal do Governo do Estado, que deveria cuidar para que não existisse problema nesse setor, o que se observa são índices que reprovam o serviço. Quase 50% da população não têm água tratada fornecida pela CAESA e pouco mais de 3% do esgoto sanitário é coletado pela mesma empresa.

OS PLANOS DE GOVERNO
Garimpando as propostas de governo que os candidatos ao cargo mais importante do Estado apresentaram quando fizeram o requerimento para o registro de suas respectivas candidaturas, apenas duas delas tratam do assunto e apenas a proposta do candidato Davi dá indicação de que pretende enfrentar o problema com objetividade, trazendo os municípios como parceiros. O outro que se refere ao assunto, na proposta, é o candidato Capiberibe que, entretanto, pretende continuar com a mesma matriz.

CUIDADO COM O CASTIGO DO SANTO
A declaração de inconstitucionalidade da lei estadual que tornou o dia de São Tiago feriado em todo o território do Estado do Amapá, pelo Supremo Tribunal Federal, deu aos alinhados com os candidatos do PDT e do PSB munição de pouca importância, quando levado em consideração princípios constitucionais básicos, como aquele que restringe a capacidade de “criação” de leis. Feito errado, feito para ter efeito politiqueiro foi corretamente derrubado. Culpa dos deputados estaduais que aprovaram a lei.

ÍNDICE DE PESQUISA
O índice de pesquisa em um ensaio matemático que leva em consideração a manutenção das tendências e permite a extrapolação de dados. Assim, com esse princípio se pode, analisando os resultados das pesquisas de um mesmo instituto, nos tempos em que foram realizadas, se chegar a resultados teóricos. No caso do Ibope, as pesquisas de agosto e setembro permitem antever a situação em outubro com os candidatos Davi e Capi disputando o 1.º lugar e Waldez chegando na terceira posição.

QUAL O VICE QUE SOMA
Os eleitores, principalmente os indecisos, já estão buscando informações sobre os candidatos a vice-governador para decidir o seu voto. Analisam tudo e já começaram a definir-se pelo desempenho do candidato a vice. Até agora o melhor candidato a vice é uma candidata, Silvana Vedovelli (Davi), os demais continuam sem dar opinião ou mesmo não aparecendo: Marcos Roberto (Capi), Jaime Nunes (Waldez), Jozean Torres (Cirilo) e Amiraldo Brito (Gianfranco).